Jornal do Brasil

Internacional

Grécia se prepara para ser atingida por furacão mediterrâneo

Jornal do Brasil

A Grécia se prepara para ser atingida neste sábado por um "medicane", um furacão ou ciclone mediterrâneo, que teve sua intensidade reduzida por especialistas.

Batizado de "Zorba" pela imprensa e sites de previsão do tempo, a depressão deve atingir o sul do país nas próximas horas, especialmente a ilha de Kytira e o Peloponeso, antes de prosseguir no sentido oeste, o que provocará consequências na região de Atenas.

Após uma reunião de crise na sexta-feira à noite, o governo determinou "estado de alerta" para assegurar a preparação máxima, anunciou o secretário-geral da Defesa Civil, Ioannis Tafyllis.

Os "medicanes", palavra que é uma contração dos termos mediterrâneo e furacão em inglês, são grandes depressões que podem ser formadas quando o mar está mais quente, ao final do verão, provocando tempestades.

A força do "Zorba", no entanto, foi revisada para baixo: de acordo com Tafyllis pode provocar ondas de 7 a 8 metros - na sexta-feira a previsão era de 12 metros - e o vento não deve superar 100km/h.

Todos os trajetos marítimos com as ilhas forma suspensos neste sábado.

cb/phv/me/es/fp

 



Recomendadas para você