ASSINE
search button

Pompeo vai a Coreia do Norte em outubro para preparar cúpula

Donald Trump e Kim Jong-un pretendem ter um novo encontro

Compartilhar

O Departamento de Estado norte-americano anunciou ontem (25) que o secretário Mike Pompeo retornará à Coreia do Norte em outubro para dar continuidade ao processo de desnuclearização da península e preparar a segunda cúpula oficial dos mandatários Donald Trump e Kim Jong-un.

Pompeo se encontrou com o ministro das Relações Exteriores norte-coreano, Ri Yong-ho, por ocasião da Assembleia da ONU nesta semana, em Nova York. O secretário escreveu no Twitter que a conversa foi "muito positiva" e que "falta muito trabalho a ser feito, mas continuaremos seguindo em frente".

A porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Heather Nauert, reiterou em nota que Pompeo aceitou o convite de Kim para voltar a Pyongyang no mês que vem, a fim de progredir na aplicação de empenhos estabelecidos entre os dois países.

Será a quarta viagem do secretário ao país asiático.

Trump, por sua vez, afirmou que está à espera desse próximo encontro sobre temas já discutidos em junho, como a desnuclearização completa da península coreana em troca da garantia de segurança norte-americana. Pompeo anunciou ainda que o encontro entre os mandatários deve ocorrer pouco depois da sua visita à Coreia do Norte. "Queremos ter certeza de possuir as condições certas para que o encontro seja um sucesso para os dois líderes", concluiu o secretário.