ASSINE
search button

Papa Francisco nomeia Mons. Fernando Ocáriz prelado do Opus Dei

Compartilhar

No final da tarde de segunda-feira (23), o Papa Francisco nomeou Mons. Fernando Ocáriz prelado do Opus Dei. O Pontífice confirmou a eleição realizada pelo terceiro congresso eletivo da Prelazia no mesmo dia.

Mons. Fernando Ocáriz, que era até agora vigário auxiliar do Opus Dei, torna-se o terceiro sucessor de São Josemaria à frente da prelazia, depois do falecimento de Mons. Javier Echevarría, em 12 de dezembro do ano passado.

O Jornal do Brasil já havia antecipado na segunda-feira que o nome de Mons. Fernando Ocáriz era cotado para assumir o prelado.

>> Congresso se reúne para escolher novo Prelado do Opus Dei

Mons. Fernando Ocáriz nasceu em Paris em 27 de outubro de 1944. Licenciou-se em Teologia pela Universidade Pontifícia Lateranense em 1969 e obteve o Doutoramento em Navarra em 1971, ano em que foi ordenado sacerdote. Foi professor ordinário de Teologia Fundamental na Universidade Pontifícia da Santa Cruz.

Desde 1986 é consultor de diversos organismos da Cúria romana: Congregação para a Doutrina da Fé (desde 1986), Congregação para o Clero (desde 2003) e o Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização (desde 2011).

É membro da Academia Pontifícia de Teologia desde 1989. Foi nomeado Vigário Geral da Prelazia do Opus Dei no dia 23 de Abril de 1994.

Nas suas publicações tratou preferencialmente temas de Filosofia e Teologia. Entre os livros que escreveu encontram-se: The mystery of Jesus Christ: a Christology and Soteriology textbook; Hijos de Dios en Cristo. Introducción a una teología de la participación sobrenatural; Amor a Dios, amor a los hombres; El marxismo: teoría y práctica de una revolución; Voltaire; Tratado sobre la tolerancia; Naturaleza, gracia y gloria. Além disso, é co-autor de numerosas monografias. Em 2013 foi publicada uma extensa entrevista dada a Rafael Serrano sob o título Sobre Deus, a Igreja e o mundo.