Estranhas coincidências na Petrobras

Estranhas coincidências. As ações da Petrobras dispararam na Bolsa de Valores nesta sexta-feira (13) com aumento de mais de 5%, o que valoriza a estatal.

A alta, obviamente, foi decorrente do anúncio do reajuste do preço do diesel vendido nas refinarias. Majoração de preço significa maior arrecadação o que justifica a valorização dos papéis.

O curioso, que não passou desapercebido pelo mercado, é que o reajuste de preço só acontecerá na segunda-feira (16), mas foi anunciado já nesta quinta-feira, véspera do último pregão da semana. Permitiu, assim, que os papéis da estatal fossem valorizados antes do final da semana chegar.

Já na segunda-feira, com os papéis valendo mais, ocorrerá o Vencimento das Opções, ou seja, daqueles contratos de compra e venda das ações da empresa fechados no passado, com preços previamente definidos. 

Com a valorização das ações da petrolífera nesta sexta, estes contratos de opções já começaram a ser negociados no mercado com aumentos ainda maiores, o que fará com que a Petrobrás,além de melhorar o seu caixa com o novo preço do diesel, recupere posições no mercado de ações, no qual vinha tendo perdas significativas.

Analistas reconhecem que foi uma cartada brilhante.