ASSINE
search button

Patrulhas ideológicas

Compartilhar

O sempre alerta deputado Carlos Minc se viu numa situação atípica. Após promover uma série de manifestações com ecologistas e artistas contra os decretos da Renca  (que entregaria uma grande área preservada da Amazônia para mineradoras) e o do Trabalho Escravo. Ambos derrotados. O problema é que nestas manifestações, ele contou com apoio de vários artistas que participaram de protestos contra Dilma. As redes sociais do parlamentar do PSB foram soterradas por mensagens de ódio. “Minc formou com coxinhas”, diziam as publicáveis. Nomes como Evandro Mesquita, Cristiane Torloni e Paula Burlamaqui, segundo a turma radical, estavam “poluindo as manifestações ecológicas”. “Vamos reeditar as famosas e retrógradas patrulhas Ideológicas da esquerda?”, pergunta Minc. “Não precisamos concordar com tudo para fazer mobilizações e derrotar projetos nefastos ao meio ambiente. Nós, da esquerda, que criticamos a intolerância, vamos reeditar o patrulhamento?” Minc tem razão.

Rumo ao Oscar 

A princípio, não tem nada a ver com os fatos da tarde de ontem. Mas a produtora de filmes pornô Brasileirinhas lançará em outubro sua mais nova produção chamada “Tudo acaba em pizza”. Trata-se de uma trama eletrizante com o mito Kid Bengala no papel de um presidente da República corrupto.

Clima de Copa 

O anúncio da soltura de Lula ontem no início da tarde, soltou a garganta de muita gente que andava engasgada desde a eliminação do Brasil. Em bairros como a Urca e Ipanema, as janelas foram tomadas por apoiadores do ex-presidente aos gritos de “Lula Livre”.  Mas, como num bom jogo de futebol, mal saiu a decisão do desembargador Gebran Neto, a turma do outro lado fez a festa. Até fogos se ouviram.

Borracha nova 

A venda de carros para pessoas com deficiência e/ ou mobilidade reduzida disparou nos primeiros 6 meses de 2018. Levantamento inédito da Associação Brasileira da Indústria, Comércio e Serviços de Tecnologia Assistiva (Abridef) mostra que as vendas de carros com isenção de impostos já atingiram, no primeiro semestre de 2018, quase que a totalidade do volume veículos vendidos na mesma condição em todo o ano passado. Em 2016, foram vendidos 139 mil veículos com isenção e em 2017, esse volume passou de 187 mil carros.

Saia desse corpo 

Tem gente graúda no entorno do deputado Índio da Costa prometendo se converter ao presbiterianismo se o pré-candidato anunciar o divórcio político com o prefeito Crivella. Índio resiste, alegando ser estratégica a capilaridade dos pastores da Universal. “Mas de que adianta uma aliança onde ampliamos o tempo de TV para gastá-lo todo explicando as confusões do Crivella?”, pergunta uma raposa felpuda.

Aliás e a propósito 

Crivella disparou mensagens aos vereadores referindo-se ao episódio como “intolerância religiosa”. “Infelizmente mais uma vez a mídia tendenciosa divulgou nosso trabalho de maneira equivocada”, diz ainda na mensagem. O alcaide tem razão. Reuniões como a de semana passada estão acontecendo cotidianamente em vários níveis da Prefeitura. A novidade foi fazer essa besteira no salão nobre do Palácio da Cidade.

Neo-PT 

Extra! Extra! Márcia Mora na Filosofia Tiburi atravessou o Rebouças. Ela percorreu sábado a Zona Oeste onde se reuniu com lideranças petistas do Sindicato dos Professores. A pré-candidata recupera-se bem.

__________

LANCE LIVRE

•A titulação como Patrimônio Cultural da Humanidade do Cais do Valongo completa um ano hoje. Como celebração, haverá um abraço simbólico com representantes do movimento negro, junto com a tradicional lavagem, que está em sua sétima edição. Elena Landau é a convidada de hoje para o debate sobre política, cultura e sociedade promovido por Ricardo Rangel na livraria Argumento do Leblon as 19h30.