Hoje, 24 de abril, é a data de aniversário de nascimento de Carmen Mayink Veiga. Não direi quantos anos, pois todos os registros estão errados. Na mídia e no Google. A danada conseguiu despistar todo mundo. Guardou sigilo, e eu respeito. Esta foto à direita foi o último momento de vaidade de Carmen. A última vez em que ela se produziu, maquiou, penteou e posou para uma fotografia, já quando não mais saía de seu lindo leito com a cabeceira barroca. Aqui, com sua gata Sylvie. Fez a foto para atender a um pedido de seu fã número 1, o jovem Jamill, rapaz modesto da Paraíba, seu admirador desde os 14 de idade, quando, por intermédio do jornalista Maneco Muller e da produtora da TVE Beatriz Guanabara, foi incentivado a mostrar a Carmen sua coleção de reportagens sobre ela.
Extremamente tímido, Jamill foi até ela, que logo o deixou ficar à vontade, e se tornaram amigos. Essas ocasiões se repetiram em intermináveis conversas semanais, geralmente nas noites de domingo. Carmen nunca deixou de ligar no seu aniversário, na tarde de Natal e nos primeiros dias dos anos. Extremamente carinhosa, deu conselhos a ele, que diz os ter gra vados na memória, e garante seguir cada palavra. Sempre que se falavam, ela iniciava com “como estamos, meu irmão?” e ao terminar pedia “para eu rezar pelos filhos e pela família”.
Hoje, dia do aniversário de minha amiga, eu poderia contar coisas de nós duas, mas preferi revelar esse aspecto não conhecido de Carmen, de como era acessível aos simples de coração, dedicando a eles a mesma atenção dada aos coroados do elenco de sua vida.
Não se constrói um mito sem méritos. Mitos ocos caem por terra, se desintegram. Carmen foi o maior mito da elite brasileira. O único. Não apenas pelas qualidades óbvias, a elegância, o savoir faire etc. Mas pelo seu conteúdo de grande figura humana.
Deputados querem ouvir indígenas
Um dia após a morte com cinco tiros da Xamã Olivia Arevalo, na Floresta Amazônica peruana, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados decidiu se mexer. Será discutida hoje a estagnação dos processos de demarcação de terras e violações de direitos dos povos indígenas no Brasil. As lideranças indígenas estão convocadas pra reunião. Curioso é que centenas de índios já estão em Brasília. Foram pro 15º Acampamento Terra Livre, até 27 de abril. Trata-se da maior mobilização indígena do país, tendo como mote “Unificar as lutas em defesa do Brasil Indígena”. Previstos atos, marchas e debates sobre demarcação de terras, criminalização de movimentos indígenas, leis anti-indígenas e precarização de serviços como educação e saúde.
Corais da Amazônia na mira francesa
Greenpeace em alerta máximo. A petroleira francesa Total E&P tenta obter licença para exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas. Segundo o estudo de impacto ambiental da empresa, a área de recife mais próxima do local de extração de petróleo ficaria a 8 km dos Corais da Amazônia (!). De acordo com o estudo, não haveria consequências ecológicas para fauna e flora. Porém, cientistas brasileiros e colaboradores do Greenpeace descobriram que os Corais da Amazônia, na verdade, possuem cerca de 56 mil KM², ou seja, são quase seis vezes maiores do que se pensava. Desta forma, eles se estendem até um dos blocos onde a empresa petrolífera quer fazer sua operação. O setor norte dos Corais da Amazônia é a área mais ameaçada, pois suas proximidades incluem cinco blocos que a empresa francesa Total quer perfurar. Depende do Ibama a existência dos Corais e o bem-estar de toda a vida marinha nessa região. O órgão é o responsável por conceder licenças para extração de petróleo. A ganância estrangeira faz Corar, não faz Coral.
O peixe urbano de Oskar na SPFW
Nos bastidores da São Paulo Fashion Week, na boca da passarela, minutos para entrar com sua Osklen, Oskar Metsavaht deu uma micro-exclusiva à coluna.
Contou que sua coleção de verão era inspirada na costa tupiniquim e, lembrado por nós sobre o estrago que os blocos de carnaval fizeram nas Dunas de Ipanema, com a vegetação de restinga tão zelosamente preservada pelo seu Instituto-E, que desde 2009 vem plantando, ali, em 10 mil m² de canteiros, mais de 40 mil mudas, inclusive com crianças inseridas nesse projeto de educação ambiental, ele desabafou: “A sociedade carioca precisa entender que temos que cuidar do que é nosso. Não pode ser só eu! Ou cuida não destruindo, pelo menos, ou ajuda a desenvolver o projeto. Ainda mais em Ipanema e no Leblon, que carregam um significado simbólico... O carioca já se diz saudável e sexy, falta ser sustentável...”, disse.
O papo verde se estendeu à sua coleção de inverno, desfilada ontem em São Paulo. E ele: “Dá para fazer moda de vanguarda e de luxo, mas de origem sustentável. E tem que falar que se trata disso! As pessoas não percebem a sustentabilidade. É importante dizer o que há por trás”, sublinhou Oskar, que segue apostando numa tríade: design, conforto e sustentabilidade orgânica. E em couro de pirarucu e de salmão. Aproveitamento total dos peixinhos. Saborosos pra comer, estilosos pra vestir. Vai ser divertido ouvir as amigas: “Querida, o que você está vestindo, Gucci? Valentino?”. “Não, Pirarucu!”. Êta Brasilzão. Adooooro!
BORBULHANTES
APROVEITANDO A justificativa dos 35% de votos em branco nas pesquisas, está sendo proposto ao PSB o seguinte slogan: “Não vote em branco. Vote em Joaquim”... MAIS GARANTIDA do que a Cura Gay é a Cura Vermelha. Fernando Henrique Cardoso, José Serra, Raul Jungmann, são muitos os casos dos convertidos da cartilha marxista para o capitalismo... MAS HÁ alguns que fazem isso em grande estilo. Rompem legal com a ideologia da juventude... COMO É O caso da antiga professora de esquerda da PUC, Elena Landau, que após ser sagrada Musa das Privatizações no governo de FHC, seguiu novos rumos ideológicos neo-liberais e, finalmente, ingressou no eldorado do capitalismo brasileiro, no pódio da elite branca, no ápice da seletividade: entrou para o Country Club do Rio de Janeiro!... É UMA ESPÉCIE de Academia Brasileira de Letras da Alta Sociedade... EM SÃO PAULO, o correspondente é o Clube Harmonia... SER SÓCIO do Country confere vários privilégios. O mais especial deles é que se passa a poder usufruir, também, das instalações do exclusivo e très chic Cercle de l’Union Interalliés, da rue du Faubourg Saint Honoré, em Paris... POR FALAR em Elena Landau, todo o acervo da Casa da Suíça vai a leilão esta semana, dias 26 e 27, inclusive a grande coleção de peças de estanho de toda a Europa, mais de 150 pratos... O QUE TEM Landau a ver com a Casa da Suíça? Foi lá, em 25/05/1999, o bombástico almoço da “Musa”, ex-diretora de Desestatização do BNDES, com o então presidente do BNDES, André Lara Rezende, ao tempo em que ela trabalhava para o Banco Opportunity, interessado no leilão das teles... MINISTROS DO STJ, juristas ilustres do Rio, São Paulo e Brasília compunham o elenco de duas centenas de convidados no jantar de aniversário, sábado, da advogada Mônica Góes, em sua casa fabulosa, e de Pedro Luz Mendes de Almeida, no Jardim Botânico... É DE VANDA KLABIN, a curadoria da mostra coletiva Dá Licença #1, que abre dia 26, na Galeria Tramas / arte contemporânea, Shopping Cassino Atlântico... VANDINHA PEDE passagem para os trabalhos de Evandro Prado, Felipe de Oliveira Mello, Fernando Ribeiro, Flávia Metzler, Rafo Castro e Yara Dewachter... AI, QUE PROGRAMÃO! O tenor argentino Mariano Malti vem ao Brasil fazer única apresentação no Rio, na sexta-feira 27, no J Club (Casa Julieta de Serpa), ao lado da pianista brasileira Talitha Peres... MARIANO MALTI imprime a estética da música erudita ao repertório popular. Vai da ópera à bossa, e suas influências vão de Plácido Domingo até U2, passando por Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Sua voz é uma caríííícia... MARCADA PARA 5 de junho a posse do obstetra Maurício Magalhães Costa na Academia Nacional de Medicina, na Cadeira de Cirurgia. Sua eleição foi recorde histórico da instituição em número de votos.
Um fenômeno de unanimidade... O PREFEITO CRIVELLA fez como Pilatos, sancionou a lei votada pelo Legislativo Municipal e lavou as mãos... PORÉM, A área pública do Morro do Pasmado, que acaba de ser doada pela Prefeitura para ser ocupada por um Memorial às Vítimas do Holocausto Judeu, com uma grande construção, que abrigará anfiteatro, galeria para exposições e sala de mídia digital, e um exótico obelisco de 22 metros de altura, para concorrer com a paisagem, ainda tem um longo caminho a cumprir... EXISTE UMA pressão ferrenha para tentar aprovar o projeto nos relutantes órgãos do patrimônio... O MIRANTE do Morro do Pasmado integra a área de amortecimento do sítio declarado Patrimônio Mundial, que chancela a paisagem do Rio de Janeiro, porém é poderoso o lobby para sua ocupação, desobedecendo os objetivos de sua preservação... NO PASSADO, o governador Carlos Lacerda fez o que parecia impossível: removeu dali uma favela. Agora, querem ocupar o local com essa construção, cujos opositores afirmam desrespeitar o código florestal, que não permite construções em topo de morro, e ao próprio Plano Diretor... OS DEFENSORES do patrimônio não são contrários aos objetivos do projeto, mas contra essa localização, tanto é que outra tentativa anterior foi abortada no passado, quando tentaram construí-la na Enseada de Botafogo... UMA SOLUÇÃO seria investir na restauração de áreas ou prédios históricos degradados, que precisam ser ocupados, restaurados e preservados. E assim se estaria também contribuindo para a revitalização do Rio de Janeiro... ENQUANTO TENTAM forçar a barra para aprovar nos órgãos de patrimônio, os defensores do patrimônio paisagístico vão levar a discussão na assembleia do ICOMOS, International Council of Monuments and Sites, associação ligada à ONU, através do Unesco, que acontece esta semana em Belo Horizonte... CRIANÇA SÓ diz a verdade. Domingo passado, Ricardo Noblat postou um vídeo de sua neta no Twitter... NA GRAVAÇÃO, a menina de uns três anos está em uma brincadeira entre familiares e grita: “Lula livre!”... EM QUESTÃO de segundos, o jornalista estava sendo execrado pelos seus seguidores... FRASES IMPUBLICÁVEIS, carregadas de ódio e xingamentos, postadas na conta de Noblat... NEM MESMO a criança foi poupada. A fúria foi tal que houve seguidor resgatando foto do colunista em sua juventude, ao lado do líder cubano, Fidel Castro... AÍ NÃO TEVE outra: o “volta para Cuba” foi geral, enfeitado por incontáveis palavrões, que eu, que sou fina, educada, prendada e do lar, não posso publicar por aqui... NOBLAT, QUERIDO, essa sua neta está decepcionando os seus fãs. Manda ela pra mim, com um laço de fita vermelho, que eu estou carente de netinhos...
Com João Francisco Werneck