ASSINE
search button

'A história das modelos de 'Salve Jorge' é exagerada', alerta Dilson Stein

Scouter de Gisele Bündchen conversa sobre o mercado e suas apostas para o posto de über model

Compartilhar

Há alguns anos, uma mocinha na cidade de Horinzontina decidiu se inscrever em um workshop de modelos para melhorar a postura, mas, na hora que a viu pela primeira vez, Dilson Stein sacou o potencial que a então estudante apaixonada por vôlei tinha para estourar no mundo. Sabe quem era a jovem em questão? Gisele Bündchen. As histórias de Carol Trentini, Alessandra Ambrósio e da atriz Bruna Linzmeyer, apenas para citar algumas, também têm Dilson como interseção entre cidades geralmente pequenas e o ponto central dos holofotes. O gaúcho conterrâneo de La Bündchen, considerada por ele a 'Pelé da moda', também teve um scouter em sua vida, que o fez abandonar a carreira de bancário para seguir a de modelo e, em seguida, enveredar pelo caminho de olheiro.

Hoje, a relação de Dilson com a família Bündchen vai além do usual scouter-top model e já se transformou em parceria profissional. Valdir Bünchen, sociólogo e pai da maior modelo do mundo, faz parte da equipe do Projeto Modelo, que atualmente circula por 24 cidades à procura de talentos de todas as idades para a moda, teatro e TV. Para participar da primeira etapa da seleção, os candidatos só precisam doar 5 kg de alimentos não-perecíveis, que são posteriormente doados a instituições de caridade locais. Esta verve filantropa do gaúcho já chamou a atenção da Organização das Nações Unidas, que, há alguns meses, lhe entregou uma medalha pela arrecadação de 300 toneladas de arroz em 2012.

Durante esta semana de São Paulo Fashion Week, enquanto seus pupilos corriam entre backstages e passarelas, Dilson nos encontrou para falar um pouco mais sobre o projeto, que já dura sete anos e revelou inúmeros talentos pelo país. "É muito gratificante ver onde esses modelos que encontrei estão atualmente. O mérito do sucesso na carreira é deles, é claro, mas é bom pensar que eles saíram lá do interior por conta da primeira oportunidade que dei a eles", conta Dilson, que, no clima da novela 'Salve Jorge', aproveita para fazer um alerta.

"O primeiro passo para seguir esta carreira é pesquisar bons e sérios profissionais. A novela mostra uma situação um pouco exagerada e também confunde as fronteiras entre modelos, dançarinas e prostitutas. Modelos, para mim, são aquelas que trabalham com moda, seja na passarela ou em campanhas. Aquela forma de aliciamento existe, mas não é exatamente daquela forma, e profissionais ruins também estão por aí. Essa história de viajar para o exterior com todas as despesas pagas não existe. É bom para chamar a atenção do público: não existe nada de graça", ressalta.

Apesar de circular por todo o país à procura de talentos, Dilson estima que 40% do mercado nacional de modelos ainda seja alimentado pelos gaúchos, mas quem anda agitando o cenário atualmente é a paulista Thairine Garcia, que, com apenas 15 anos, coleciona editoriais e campanhas internacionais, mas nenhuma entrada nas passarelas nacionais, já que a lei só permite que jovens acima dos 16 anos desfilem. "Ela foi descoberta na mesma idade que a Carol (Trentini) e a Gisele, por volta dos 13 anos, mas já é considerada top com apenas 15, um fato muito raro. Acredito que ela possa ser a nova Gisele, tem tudo para seguir o mesmo caminho. A Daiane Sodré, uma menina linda que descobrimos no interior da Bahia, também está despontando", aposta Dilson, que aconselha: "para despontar neste mercado, é preciso ter disciplina e foco em resultados. O glamour existe, mas é consequência de um trabalho duro". Anotou?

[email protected]