Oscar Niemeyer ganha homenagem colorida no aniversário da cidade de São Paulo

Artista plástico Eduardo Kobra está pintando um painel com retrato do arquiteto na Av. Paulista

Confira também o nosso blog.

As curvas características das obras de Oscar Niemeyer (1907-2012) estão sendo eternizadas em uma superfície plana, em meio à outras centenas de 'caixinhas de concreto'. O muralista e artista plástico Eduardo Kobra escolheu a parede lateral do edifício Regi, no número 124 da Praça Oswaldo Cruz, no início da Avenida Paulista, para pintar um retrato do arquiteto em spray e látex acrílico com esmalte sintético.

Se a 'tela' é plana e cheia de vértices, a imagem de Niemeyer é formada a partir de curvas preenchidas por dezenas de tintas coloridas com várias referências às suas grandes obras. É só observar um pouquinho para encontrar a silhueta da Igreja da Pampulha, o Copam, o Museu Oscar Niemeyer e o Palácio do Planalto.

Desde o dia 14 de janeiro, Kobra e mais quatro artistas de seu estúdio se penduram no alto dos andaimes montados no prédio às 7h30 para colorir a obra de 52m de altura por 16m de largura e de lá só saem às 20h! “A obra estará concluída no dia 24 de janeiro e entregue no aniversário da cidade de São Paulo, dia 25”, planeja. Que presentão!

Colaborou Beatriz Medeiros

[email protected]