ASSINE
search button

"Meningite de Ivete Sangalo não é contagiosa", tranquiliza médico

A frase foi repetida à coluna pelo neurologista Elias José Pimenta

Compartilhar

Confira também nosso blog

Telefonamos para os médicos que atendem a cantora Ivete Sangalo, no Hospital Aliança, em Salvador, para saber mais sobre a doença. O neurologista Elias José Pimenta nos avisou que estava em atendimento e que não poderia falar muito naquele momento e nem sobre o caso de Ivete especificamente. Mas, uma frase apenas foi o bastante: "A meningite de Ivete Sangalo não é contagiosa". Foi bom ouvir isso, o que veio corroborar o boletim que recebemos pela manhã, informando que a equipe médica descartou o diagnóstico de meningite meningocócica do tipo C, o quadro mais grave da doença.

Corremos ao site do Ministério da Saúde e reproduzimos aqui estas informações: "A meningite é uma doença grave e pode acometer indivíduos de qualquer idade. Pode ser causada por bactérias, vírus, parasitas e fungos. As meningites bacterianas são clinicamente mais graves e tem maior importância em saúde pública pela sua capacidade de ocasionar surtos e epidemias. As meningites virais (assépticas) podem se expressar por meio de surtos, porém com pouca gravidade.

1. O que é?

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e medula espinhal. 

2. Qual o microrganismo envolvido?

A meningite pode ser causada por diversos agentes  infecciosos, como: bactérias, vírus, fungos dentre outros, e  por agentes não infecciosos.

3. Quais os sintomas?

Os principais sinais e sintomas são: (crianças acima de 1 ano de idade e adultos) febre alta que começa abruptamente, dor de cabeça intensa e contínua, vômito, náuseas, rigidez de nuca e manchas vermelhas na pele (petéquias). Em crianças menores de um ano de idade, os sintomas referidos acima podem não ser tão evidentes, devendo-se atentar para a presença de moleira tensa ou elevada, irritabilidade,  inquietação com choro agudo e persistente e rigidez corporal com ou sem convulsões.

4. Como se transmite?

A transmissão é de pessoa a pessoa, por via respiratória, por meio de gotículas e secreções do nariz e garganta, havendo necessidade de contato prolongado e convivência no mesmo ambiente (residentes da mesma casa, colega de dormitório, creche, alojamento).

5. Como tratar?

Após a avaliação médica e análise preliminar de amostras clínicas do paciente, este ficará internado e o tratamento será realizado com antibióticos específicos.

6. Como se prevenir?

A principal forma de prevenção é a detecção e o tratamento precoce dos casos, evitando-se que a doença seja transmitida a outras pessoas.

Existem vacinas para prevenir alguns tipos de meningite, dentre estas, estão disponíveis no calendário básico de vacinação da criança: 

BCG, que previne as formas graves de tuberculose, a vacina contra a meningite por Haemophilus influenza tipo b, pneumocócica 10-valente e a meningocócica conjugada C. 

Outras formas de prevenção incluem: evitar aglomerações, manter os ambientes ventilados e a higiene ambiental". 

Estamos acompanhando a internação de Ivete Sangalo, em Salvador, por conta de uma meningite. E temos que contar aqui, que, no sábado, Veveta cantou durante cinco (eu disse cinco) horas em cima do trio elétrico Cerveja & Coco, no Carnatal. A cantora estava com aquele gás de sempre apresentado em micaretas e fez o povo da pipoca e dos camarotes tirarem o pé do chão. O Cerveja & Coco estreou no Carnatal em 2005, reunindo em um único bloco dois dos maiores ícones da música baiana: Durval Lélis e Ivete Sangalo. Logo depois da apresentação, ela pegou o seu jatinho particular, como de praxe, e seguiu para Salvador, porque gosta de dormir em casa e ficar todo o tempo possível com o filho, Marcelo, do casamento com Daniel Cady.

Os shows de Ivete Sangalo no Recife, dia 7 (quarta-feira) e dia 10, em São Bernardo do Campo, estão cancelados e ainda não há uma nova data marcada. A agenda para dezembro da cantora incluía ainda uma apresentação em Vitória da Conquista, no interior da Bahia, no dia 25, e em Porto Seguro, no dia 28. A assessoria ainda não divulgou se serão cancelados também.

Segundo a assessoria da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a Bahia registrou, até 24 de novembro, 1.670 casos de todos os tipos de meningite, com 108 óbitos.

Segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) no país, em 2011 (até a SE 26), foram  confirmados 8.676 casos de meningites. "Do total de casos, 37% (n=3.194) foram registrados  como etiologia bacteriana, 41% (n=3.562) como meningite viral, 17% (n=1.432) meningite não especificada e 3% (n=285) de meningite por outra etiologia. Entre os casos de meningite bacteriana, 35% (n=1.133) foram confirmados como sendo Doença Meningocócica (DM), 43% (n=1.383) como meningites por outras bactérias e 15% (n=487) como meningite pneumocócica". 

[email protected]