ASSINE
search button

Grupo de eurodeputados pede boicote diplomático da Copa da Rússia

Compartilhar

Sessenta deputados europeus pediram aos governos dos países da União Europeia (UE) que sigam os passos da Islândia e do Reino Unido, que decidiram não enviar nenhum representante oficial à Rússia para a Copa do Mundo.

"O mundo olha para a Europa nestes momentos difíceis. Nossos governos não deveriam reforçar o caminho autoritário e antiocidental do presidente russo, Vladimir Putin", afirma a carta assinada pelo grupo e divulgada pela eurodeputada ecologista Rebecca Harms.

Para os parlamentares, em grande parte da bancada Verde ou eurodeputados poloneses do Partido Popular Europeu (PPE, direita), a UE deve "boicotar a Copa do Mundo na Rússia e erguer sua voz a favor da proteção dos direitos humanos, os valores democráticos e a paz".

A decisão de Londres e Reykjavik de um boicote diplomático durante o Mundial (14 de junho a 15 de julho) foi anunciada após o ataque com um agente neurotóxico contra um ex-espião russo na Inglaterra, envenenamento que o governo britânico atribui a Moscou.

Os eurodeputados afirmam que o ataque é "o último capítulo da zombaria de Vladimir Putin aos valores europeus", que se une a seu papel como aliado do regime sírio de Bashar al-Assad e dos separatistas pró-Moscou na Ucrânia, assim como as "campanhas de desinformação" russas.

tjc/ra/fp