ASSINE
search button

FAB dá início a transporte de corpos das vítimas do acidente aéreo com delegação Chape

Compartilhar

Três aeronaves C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) começaram a decolar de Manaus (AM) nesta sexta-feira (2) com destino a Medellín, na Colômbia, de onde farão o transporte dos corpos das vítimas do acidente aéreo com a delegação da Associação Chapecoense de Futebol.

Desde o dia do acidente, ocorrido na última terça-feira (29), o ministro da Defesa, Raul Jungmann, e o comandante da Força Aérea, brigadeiro Nivaldo Rossato, mobilizaram esforços no sentido de assegurar todo o tipo de apoio logístico para os familiares das vítimas, além da colaboração com as investigações da tragédia.

Mesmo estando cumprindo agenda em Cannes, na França, o ministro manteve contato constante com o embaixador do Brasil na Colômbia, Júlio Bitelli, para assegurar todo o apoio aos familiares das vitimas no translado dos corpos.

O voo com destino a Medellín tem duração média de 4 horas. Na volta, as aeronaves farão escala em Manaus e têm previsão para chegada a Chapecó na manhã deste sábado (3).

Em cada avião estarão embarcados oito tripulantes. Também está confirmada a presença de dois membros do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), que viajam a convite do Grupo de Investigação de Acidentes Aéreos (GRIAA), da Colômbia.

Cada técnico participa da investigação como representante acreditado, profissional designado pelo Estado Brasileiro para acompanhar o processo sob responsabilidade das autoridades locais.

Todo o trâmite para o transporte dos corpos pelas aeronaves da FAB foi feito pelo adido de Aeronáutica na Colômbia, Coronel Jefferson César Darolt.

Na terça-feira, um avião C-99 decolou do Rio de Janeiro. Antes de seguir para Medellín, foram realizados embarques em São Paulo e Brasília, além de duas paradas técnicas. No total, foram transportados 24 passageiros, entre eles, representantes dos Ministérios das Relações Exteriores, dos Esportes e da Saúde, além de membros da Polícia Federal e da Prefeitura de Chapecó.