ASSINE
search button

Morte de Johan Cruyff repercute no mundo esportivo

Ex-jogadores lamentam perda de lenda do futebol honaldês

Compartilhar

A morte do ex-jogador e lenda do futebol holandês Johan Cruyff, 68 anos, nesta quinta-feira (24), foi lamentada por personalidades do mundo esportivo.  Cruyff  lutava há vários anos contra um câncer de pulmão.

"No dia 24 de março de 2016, Johan Cruyff (68) morreu em paz em Barcelona, rodeado por sua família, após uma longa batalha contra o câncer. É com grande tristeza que nós pedimos para todos respeitarem a privacidade da família nesse tempo de luto", escreveu o site do jogador ao dar a notícia.

 O ex-jogador argentino Diego Maradona postou em seu Facebook uma homenagem para Johan Cruyff. Publicando em três idiomas, o ex-craque escreveu "Não te esqueceremos jamais, magro" com uma foto dos dois juntos. 

O ex-jogador alemão Franz Beckenbauer lamentou a morte. "Estou chocado. Morreu Johan Cruyff. Ele não era só um grande amigo, mas um irmão para mim", escreveu em seu Twitter.

O ex-jogador francês Michel Platini afirmou que a morte de Johan Cruyff representa uma das maiores perdas para o futebol. "Hoje, o futebol perdeu um dos maiores jogadores e embaixadores da história. Estou muito triste porque Johan foi o herói da minha juventude, um ídolo e um amigo. Sentirei muito sua falta", declarou

O ex-jogador e técnico italiano Fabio Capello afirmou que Johan Cruyff "foi o maior jogador europeu da história". "Cruyff fazia a diferença.

Dois jogadores me impressionaram na minha carreira: Bobby Charlton e Cruyff porque eram jogadores que inventavam e eram líderes. Era um holandês diferente, organizado, mas que se divertia", ressaltou. 

O ex-atacante e agora senador, Romário, que foi dirigido por Cruyff quando defendia o Barcelona lamentou a morte do holandês que disse ter sido o melhor treinador de sua carreira.

"Ele foi, sem dúvida, o melhor treinador que tive. Seus ensinamentos serão eternos na minha vida. Sabia como poucos valorizar e explorar o que cada membro da sua equipe tinha de melhor. Ele também era uma pessoa justa. Lembro que sofria um pouco pela distância de casa. Naquela época, eu era o único jogador do Barcelona de fora da Europa. Ele, então, me concedia alguns dias a mais de folga para que eu pudesse descansar em casa", lembrou saudosamente o 'baixinho'.

Quem também mostrou o seu pesar foi Pelé, o 'Rei do Futebol' disse que Cruyff foi responsável por deixar um legado para o futebol mundial, fazendo referência ao famoso Carrocel Holandês, liderado pelo craque que encantou o mundo durante a Copa de 1974.

"Johan Cruyff foi um grande jogador e treinador. Ele deixa um legado muito importante para a nossa família do futebol. Perdemos um grande homem. Que nós continuemos seu exemplo de excelência", escreveu o Rei em sua página no Facebook.

Com Ansa