Lateral-esquerdo da seleção inglesa, campeã do mundo em 1966, Gerry Byrne, que ainda foi ídolo do Liverpool, morreu aos 77 anos, conforme anunciou neste sábado o clube da primeira divisão inglesa.
"O pensamento de todos nós, do Liverpool, estão com a família e amigos do Gerry", diz a nota divulgada pela diretoria dos 'Reds', clube que o defensor defendeu dos 15 aos 31 anos.
Byrne entrou para a história do futeebol inglês por ter disputado 83 minutos da decisão da Copa da Inglaterra, em 1965, com a clavícula fraturada. Na ocasião, o Liverpool venceu o Leeds por 2 a 1, na prorrogação.
"Sua determinação para jogar, ao invés de deixar seu time com um homem a menos, foi notável", disse Greg Dyke, presidente da Football Association, a federação local de futebol.
Ao todo, o lateral-esquerdo fez 333 jogos com a camisa vermelha e branca, tendo conquistado também dois campeonatos ingleses, em 1964 e 1996.
Na Copa do Mundo em que se sagrou campeão, Byrne não entrou em campo em nenhum dos seis jogos, sendo reserva de Ray Wilson, que jogava no rival do Liverpool, o Everton.