Gramado do Maracanã pronto para o inverno

O gramado do Maracanã está pronto para receber a partida Flamengo x Atlético MG neste sábado (20), às 16h, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Foram 600 quilos de sementes importadas da grama tipo RyeGrass e cerca de 30 toneladas de areia para intensificar areação das raízes para a adubação penetrar melhor.

A RyeGrass é a mesma espécie utilizada nos estádios da Europa para manter a grama mais resistente durante o inverno por ser resistente a temperaturas baixas, diferente da Bermuda Celebration, que se adapta melhor ao sol forte. A preparação do gramado para o inverno começou logo após o jogo Fluminense x Sport, no dia 7, e seguirá nas próximas semanas. 

“Tivemos um período curto, mas fundamental para as diversas etapas que o processo exige. Foi possível fornecer as condições adequadas de germinação e o gramado está pronto para receber a estação mais fria do ano. O campo está totalmente nivelado e a coloração verde estará 100% nos próximos dias”, explicou o gerente de infraestrutura do Maracanã, Fernando Cunha.

O Maracanã conta com uma equipe especializada e investe em equipamentos modernos para a manutenção do gramado, que é feita por meio de adubação intensa, controle de pragas e doenças, descompactação, arejamento de profundidade, incorporação de areia, nivelamento e suprimento de luz com iluminação artificial.

Em 2015, o estádio já recebeu 29 partidas, sendo 19 pelo Campeonato Carioca, sete pelo Brasileiro, 2 pela Copa do Brasil e o amistoso do Flamengo contra o Nacional (URU) na despedida do lateral Léo Moura da equipe rubro-negra.