Depois de um desempenho pífio no Sul-Americano do início deste ano, a Seleção Brasileira Sub-20 embalou e, na madrugada desta quarta-feira, conquistou vaga para a grande final do Mundial da categoria após goleada por 5 a 0 sobre Senegal na Nova Zelândia. O hexa pode ser conquistado no próximo sábado, às 2h (de Brasília), diante da Sérvia.
Mas a Seleção Brasileira já faturou o título da categoria em outras cinco oportunidades - incluindo há quatro anos, quando tinha jogadores como Neymar, Oscar, Lucas e Casemiro no time titular. Se ganhar de novo, então, vai mudar pouca coisa na sua vida, não é mesmo, torcedor?
Por isto, o Terra lista, abaixo, os jogadores que mostraram, neste torneio de 2015, capacidade para efetivamente ajudar o seu time quando retornarem da equipe nacional.
Marcos Guilherme – Atlético-PR
Ao lado de Judivan e Boschilia, o atacante de 19 anos é o artilheiro do Brasil no Mundial Sub-20, com dois gols. Marcos Guilherme atua como o motorzinho do ataque verde e amarelo na Nova Zelândia e, certamente, será muito útil ao time rubro-negro quando o torneio se encerrar.
O Atlético-PR é o atual vice-líder do Campeonato Brasileiro com um ataque que não compromete, mas Marcos Guilherme tem tudo para dar uma nova versão a um setor que conta com o pesado Walter e o finalizador Douglas Coutinho. Ao lado dos dois, o jovem pode formar um belo trio para ser alimentado pelo talentoso Nikão.
Malcom - Corinthians
O atacante de 18 anos não é titular da Seleção Brasileira, mas já provou que pode, sim, ser muito útil ao Corinthians. Malcom teve seu melhor momento no time alvinegro no ano passado, quando terminou a temporada como peça fundamental do setor ofensivo armado por Mano Menezes, mas perdeu espaço com Tite em 2015.
A necessidade, contudo, deve fazer o treinador corintiano aproveitar mais o garoto assim que ele voltar da Seleção Brasileira. Em crise financeira, a equipe paulista perdeu Sheik e Guerrero para o Flamengo, e Romero não tem agrado na posição. Vagner Love tem tudo para ganhar mais espaço e até ser titular em um futuro não tão breve, mas a velocidade e habilidade de Malcom não podem ser descartadas em um momento de vacas magras no Corinthians.
Jajá e Jorge - Flamengo
Ambos começaram a ganhar espaço no time de cima do Flamengo apenas neste ano, mas são tratados com muito carinho pela diretoria rubro-negra. Camisa 10 nas equipes de base cariocas, Jajá atua como primeiro volante titular na Seleção – função que demonstrou exercer muito bem – e tem tudo para qualificar o passe do meio de campo flamenguista se for bem aproveitado por Cristóvão Borges.
Por sua vez, Jorge é lateral esquerdo e tem sido uma das principais armas do Brasil no Mundial Sub-20. Bom ofensivamente, não tem comprometido atrás e deve, sim, ser integrado de vez ao elenco profissional do Flamengo. Atualmente, para a posição, o clube rubro-negro conta com o colombiano Pablo Armero e com os criticados Pará, Anderson Pico e Thallyson.
Marlon - Fluminense
O defensor de 19 anos forma com o são-paulino Lucão a dupla de zaga titular da Seleção Brasileira no Mundial Sub-20. Marlon tem esbanjado segurança na retaguarda verde e amarela e vem sendo considerado um dos atletas mais regulares do Brasil no torneio. Extremamente talentoso, ele está sendo monitorado pelo Barcelona, assim como os também tricolores Kenedy e Gerson. Gum e Antônio Carlos são os titulares da zaga do Flu no momento.
Gabriel Jesus e João Pedro - Palmeiras
O jovem atacante de 18 anos foi lançado no time de cima do Palmeiras por Oswaldo de Oliveira no Campeonato Paulista sob imensa expectativa após atuações espetaculares no Sub-17 e na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Após alguma inconstância e nenhum gol, porém, foi ao Mundial Sub-20 já sendo até questionado pela parte mais exigente da torcida alviverde.
No torneio com a Seleção Brasileira, contudo, Gabriel Jesus vestiu a camisa 10 com personalidade e tem sido um dos grandes nomes do setor ofensivo nacional. Ele balançou as redes apenas uma vez, mas converteu dois pênaltis cruciais em momentos decisivos e provou que pode ser útil a um Palmeiras que pena para achar um centroavante confiável. Cristaldo e Leandro Pereira não gozam de prestígio, o que até fez com que Alecsandro fosse contratado.
Já João Pedro é o titular absoluto da lateral-direita do Brasil neste Mundial Sub-20. E, assim como Gabriel Jesus, tem dado conta do recado. O jogador, que é criticado por não marcar bem, perdeu muito espaço com Oswaldo de Oliveira em 2015, mas pode ganhar chances com Marcelo Oliveira quando voltar da Seleção. A titularidade é uma utopia, já que Lucas tem agradado, mas a reserva segue vaga. Neste período, até mesmo o volante Gabriel foi improvisado no setor.
Lucão e Boschilia – São Paulo
Os dois são titulares e pilares da Seleção Brasileira neste Mundial Sub-20. Formando dupla segura com Marlon, o zagueiro tem conseguido provar que evoluiu muito do ano passado para cá e que pode, sim, disputar vaga no time titular do São Paulo para o restante do ano. Rafael Toloi e Dória são os donos da posição neste momento, mas o ex-botafoguense está emprestado pelo Olympique de Marselha e tem situação indefinida. Se ele sair, Lucão vai ganhar ainda mais espaço.
Já Boschilia começou o Mundial Sub-20 na reserva e ganhou a vaga do estrelado Andreas Pereira, do Manchester United, após grandes atuações no torneio. Bem na defesa e no ataque, o camisa 8 tem sido um dos grandes jogadores da competição e já balançou as redes duas vezes. Com o revezamento que Juan Carlos Osorio prometeu fazer no São Paulo, o jovem pode ser muito importante para qualificar ainda mais o meio de campo do atual líder do Campeonato Brasileiro.