O atacante Neymar e seu pai estão sendo investigados pela Receita Federal por suspeita de evasão fiscal, fraude contra a ordem tributária e falsidade ideológica na transferência do jogador para o Barcelona. A informação é da revista "Época", segundo a qual o processo contra o craque foi aberto no dia 7 de abril pela representação do Fisco em Santos.
Ainda de acordo com a publicação, já foi decretado o arrolamento dos bens de ambos, ou seja, o acompanhamento de seus patrimônios.
A revista também diz que o Ministério Público Federal deve formalizar uma denúncia criminal nas próximas semanas contra o pai de Neymar, as empresas envolvidas na negociação com o Barça e talvez até mesmo contra o próprio atacante.
O MPF e a Receita suspeitam que tenha sido criada uma firma de fachada para receber os valores pagos pelo clube catalão diretamente à família do jogador, dinheiro esse que não teria sido declarado.
A transferência de Neymar para o Barcelona também está sendo investigada na Espanha, onde Sandro Rosell e Josep Maria Bartomeu, ex e atual presidentes da agremiação, já foram denunciados por crimes fiscais.