Brasileiros se preparam para Sul-Americano de Desportos Aquáticos

O Campeonato Sul-Americano Absoluto de Desportos Aquáticos, realizado em Mar del Plata, na Argentina, será a casa das modalidades da CBDA nas próximas duas semanas. Os primeiros brasileiros a disputarem suas provas serão os nadadores, entre 2 e 5 de outubro. A seguir, será a vez das meninas do Nado Sincronizado e as equipes de Polo Aquático, disputados em conjunto, de 7 a 11. As exceções desta edição são os Saltos Ornamentais e as Maratonas Aquáticas, transferidos para o mês de novembro.

No torneio realizado pela Confederação Sul-Americana de Natação - Consanat, a delegação brasileira contará com 62 atletas, além dos treinadores e equipes multidisciplinares de cada modalidade. O Complexo Aquático da cidade de Mar del Plata acolherá todas as etapas do campeonato. 

Entre os destaques da natação no sul-americano estarão Matheus Santana, Etiene Medeiros, Felipe França, Graciele Herrmann, João Gomes Junior, Larissa Oliveira, entre outros.

No Nado Sincronizado, o Brasil irá à Argentina com força máxima. As meninas brasileiras chegarão ao torneio após disputarem a Copa do Mundo da modalidade, realizada no Canadá, entre 2 e 5, como únicos representantes sul-americanos no torneio da FINA.

Para as partidas de Polo Aquático, o Brasil também mandará suas equipes principais visando a maior experiência internacional. Logo após um período de treinamento e jogos amistosos na Europa, a equipe masculina tem como objetivo principal, recuperar a hegemonia do torneio perdido em suas duas últimas edições.Já o feminino, iniciará no sul-americano sua fase de viagens e torneio internacionais. Após este torneio, será a vez das meninas partirem para treinamentos estrangeiros.