Com ídolos de 70, corpo de Nilton Santos é velado no Botafogo

Amigos e fãs estão reunidos desde o início da manhã desta quinta-feira no Salão Nobre da sede da Botafogo, em General Severiano, para a despedida do maior lateral esquerdo da história. Nilton Santos morreu na última quarta no Rio de Janeiro em decorrência do mal de Alzheimer, deixando as lembranças de duas Copas do Mundo e um sem-fim de títulos pelo Botafogo, único clube que defendeu ao longo da carreira.

"Ele levava o escudo do Botafogo dentro do coração dele", disse Carlos Augusto Montenegro, ex-presidente do clube. "Junto com Garrincha ,ele construiu grande parte da história do clube. Um exemplo de homem, jogador, profissional".

Os tricampeões do mundo Jairzinho e Jair Marinho também passaram pelo local. O "Furacão" da Copa de 70 lembrou de como era tratado com carinho por Nilton Santos, a quem chamava de "tio". Já Jair Marinho afirmou: "apesar de sabermos que ele estava doente, é uma dor tremenda que estamos sentindo".

Outro que estava emocionado era o ex-atacante e ex-técnico botafoguense Carlos Roberto. "Joguei apenas 45 minutos com ele, já no fim da carreira. Depois foi meu diretor, e sempre tinha conselhos para quem era formado no clube", lembrou, dizendo que quando deixou o time para jogar no Santos, foi Nilton quem o levou até a porta para se despedir.

A mulher de Nilton Santos, Célia, que vive em Araruama e está bastante doente, ainda não foi informada da morte do marido, que estava internado em uma clínica do Rio há alguns anos. O presidente do Botafogo, Mauricio Assumpção, está fora do País, mas arcou com todas as despesas do funeral, assim como todo o tratamento do ex-jogador.

Os jogadores do time Sub-17 alvinegro também participaram do velório. Por enquanto não há previsão de que os jogadores do time profissional venham até a sede social do clube, embora o treino seja apenas na parte da manhã. O corpo de Nilton Santos sairá do Salão Nobre às 15h e será sepultado às 16h no cemitério São João Batista, também no bairro de Botafogo, zona Sul do Rio.