Se vencer Sul-Americana, São Paulo será excluído da Copa do Brasil

As mudanças no calendário de 2013 geraram mais uma confusão e obrigaram a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a se manifestar, nesta sexta-feira. Através de uma nota, a entidade divulgou que o São Paulo será excluído da Copa do Brasil do ano que vem, caso vença a Copa Sul-Americana nesta temporada. O problema acontece por causa do conflito de datas.

Em 2013 a Copa do Brasil vai acontecer durante toda a temporada, inclusive no segundo semestre. Se for campeão deste ano, o São Paulo terá que jogar a Sul-Americana para defender seu título no mesmo período. Como haverão jogos de Copa do Brasil nas mesmas datas da Sul-Americana, o time do Morumbi só poderá atuar na competição continental.

O conflito de datas também vai causar outro problema no calendário brasileiro, já confirmado pela CBF: os times com vaga na Sul-Americana que avançarem para as quartas de final da Copa do Brasil terão que disputar apenas a competição nacional. Em seu lugar entrarão outras equipes classificadas abaixo delas no Campeonato Brasileiro deste ano, até a 16ª posição, ou os melhores da Série B deste ano.

O São Paulo vai fazer a final da Copa Sul-Americana contra o Tigre-ARG em dois jogos. A primeira partida acontecerá em Buenos Aires, na próxima quarta-feira, enquanto o segundo jogo será no Estádio do Morumbi, no dia 12 de dezembro. Se não for campeão, o São Paulo poderá participar da Copa do Brasil normalmente, mesmo classificado para a Copa Libertadores.