ASSINE
search button

Soccerex reunirá lendas do futebol, embaixadinhas e responsabilidade social

Compartilhar

Brasil é sinônimo apenas de samba e futebol? A Soccerex prova que é bem mais do que isso. Neste final de semana, na praia de Copacabana, entre dribles de grandes craques, sessões de embaixadinhas (ou freestyle, como denominam os ingleses) e apresentações musicais, haverá também o mais novo ingrediente por trás do Festival de Futebol da Convenção Global: a responsabilidade social.

Estrelas como Zico e Romário estarão em campo para um jogo de futebol onde cada ex-jogador irá lidera um time formado por atletas de capacidade intelectual reduzida. O confronto oficializará a realização da primeira Copa do Mundo de Futebol Special Olympics, marcada para o próximo ano, no Rio de Janeiro.

Nas sessões de freestyle (estilo livre), algumas delas contarão com a presença de crianças carentes. A Federação Internacional de Futebol Freestyle, com sede na Inglaterra, desenvolve a arte conhecida no Brasil como "embaixadinha" e cria ações no mundo inteiro com atletas, para popularizar o esporte.

O Projeto Esporte Seguro no Rio de Janeiro será parceiro da Federação durante o evento. O programa leva crianças de favelas pacificadas a uma viagem inesquecível: conhecer de perto o futebol da Inglaterra. Algumas delas estarão com profissionais do freestyle em apresentações de controle de bola, pelas ruas de Copacabana.

A organização levou para a Arena Soccerex a Copa Rio 2016 Inter UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), que reunirá as comunidades livres do tráfico. Os vencedores terão direito a medalhas e prêmios.

Depois do futebol, o público terá a oportunidade de assistir a shows de música e dança. O coral da UPP da Mangueira, "Soul da Paz", será a estrela do programa de sábado. Já no domingo, o grupo de street dance (dança de rua) Jovens de Periferia, da favela do Batam, promete encantar os espectadores com coreografias especialmente preparadas para o evento. A escola de samba mirim da Rocinha "Borboleta Encantada" encerrará as apresentações.

No domingo, os melhores do futebol desfilarão no gramado artificial da Arena Soccerex, que terá entrada gratuita. Serão vários os confrontos: disputas envolvendo São Paulo x Rio de Janeiro, Brasil e Argentina (no módulo freestyle), e o Mundialito Soccerex, entre outras atrações. Neste último, serão reunidos quatro grandes seleções: um com grandes estrelas do Brasil e outro com os da América Latina.

Completando o torneio, os melhores astros da Holanda e a Seleção da Europa e resto do Mundo. Entre as lendas do futebol já confirmadas, estarão presentes: Ayala, Vitor Baia, Belletti, Djalminha, Mendieta, Jay Jay Okocha, Serginho (ex-Milan e São Paulo), Marcelo Salas, Freddy Rincon, Aldair, entre outros.

A abertura do festival será na manhã do dia 24, sábado com o jogo da "Geração Craque Só na Bola", projeto da Suderj. O Ingresso é livre para todos.