Beira-Rio, no RS, sediará 5 jogos na Copa do Mundo

Imagem mostra como vai ficar o complexo esportivo gaúcho

A fim de se adequar às mais recentes exigências internacionais do futebol, as obras de remodelação do Beira-Rio, em Porto Alegre, orçadas em R$ 330 milhões,  estão em pleno andamento.  A casa do Clube do Povo, como é chamada a sede do Clube Internacional, sediará cinco jogos da Copa do Mundo de 2014.

O contrato entre o Inter e a Andrade Gutierrez, firmado em de março de 2012, prevê a reforma do estádio segundo as normas técnicas previstas pela FIFA. O projeto inclui a modernização das arquibancadas e instalações para o público em geral, incluindo áreas vips, além da substituição dos sistemas elétricos e hidráulicos. O sistema de drenagem do gramado será modificado e será feita uma cobertura com estrutura metálica e membrana para o estádio e construção de um edifício garagem. O projeto arquitetônico básico foi desenvolvido pela empresa Hype Studio Arquitetura.

A obra recebeu investimentos da Sociedade de Propósito Específico (SPE). O Clube aportou parte dos recursos, R$ 26 milhões, para amortizar os custos. A SPE buscará financiamento do BNDES para até 75% do valor da obra pelo programa ProCopa – específico para apoiar a iniciativa privada nas obras para o evento de 2014 – e investirá recursos próprios para completar a diferença.

Como contrapartida, o Inter oferece para a construtora o direito de explorar por 20 anos as receitas relativas aos seguintes serviços e áreas do estádio: