Daniel Dias sobra em eliminatória e vai à final dos 100 livre S5 

Maior medalhista paralímpico da história do desporto adaptado brasileiro, o nadador Daniel Dias mostrou que não terá problemas de buscar mais uma medalha neste sábado. Ele foi o mais rápido das eliminatórias dos 100 m livre da classe S5 e garantiu presença na final com um tempo 2s melhor em relação ao segundo colocado, tornando-se o único representante nacional na disputa pelo pódio.

Dono já de cinco medalhas de ouro em Londres 2012 e de 14 ao longo da carreira, Dias cravou 1min14s16 para fazer a melhor marca das eliminatórias - e que ainda assim é bem mais alto que o recorde mundial, de 1min09s44, cravado por ele mesmo no ano passado.

Ainda assim, o segundo melhor tempo da eliminatória foi do americano Roy Perkins, com 1min16s78 - 2s5 mais alto -, também na segunda bateria. Já na primeira, o mais rápido foi o espanhol Sebastián Rodríguez, dono da marca de 1min17s37.

Outros dois brasileiros competiram nas eliminatórias dos 100 m livre S5 na manhã deste sábado, mas nenhum deles conseguiu avançar. Clodoaldo Silva, que até a sexta dividia com Daniel Dias e a ex-velocista Ádria Santos o posto de maior medalhista paralímpico do Brasil (com 13 pódios), acabou desclassificado. Já Francisco Avelino foi o penúltimo colocado, com 1min35s14.