Em 1º clássico de Seedorf, Vasco vence Botafogo com gol no fim 

No primeiro clássico do meia Seedorf desde que chegou ao futebol brasileiro, o Vasco derrotou o Botafogo por 1 a 0, nesta quarta-feira, pela 12ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, no Engenhão. O artilheiro Alecsandro foi o responsável por marcar o gol da vitória, aos 41min do segundo tempo, após falha defensiva da zaga adversária.

O primeiro tempo começou movimentado e o Botafogo desperdiçou duas oportunidades nos primeiros quatro minutos. Depois, o Vasco dominou e o goleiro Jefferson teve grande atuação. Quando não parou no adversário, a trave parou a finalização de Carlos Alberto. O ritmo caiu na etapa final, mas Alecsandro marcou seu oitavo gol na competição e garantiu o triunfo vascaíno, aos 41min do segundo tempo.

Com a vitória no Engenhão, o Vasco assume provisoriamente a liderança da Série A. Os comandados do técnico Cristovão Borges ocupam a primeira posição com 29 pontos. Para permanecer no topo, os vascaínos torcem por um tropeço do Atlético-MG contra o Santos, na quinta-feira. O Internacional será o próximo adversário, sábado, às 18h30 (de Brasília), no Beira-Rio.

O resultado amplia o jejum de vitórias do Botafogo. Agora, a equipe não vence há quatro partidas. Assim, o clube de General Severiano caiu para o oitavo lugar na tabela de classificação com 17 pontos, quatro atrás do G-4. O próximo desafio será contra o Figueirense, sábado, às 21h (de Brasília), mais uma vez no Engenhão.

O jogo

O holandês Seedorf começou a partida como titular e o Botafogo dominou os primeiros minutos no Engenhão. Aos 2min, Elkeson ganhou na esquerda de Dedé e cruzou. A bola passou pela área e Renato apareceu livre na segunda trave e finalizou por cima do gol. Dois minutos depois, Vítor Júnior finalizou de fora da área, a bola quicou no gramado a assustou o goleiro Fernando Prass, que assistiu a bola sair.

O Vasco demorou para chegar, mas quando atacou, o goleiro Jefferson teve que fazer ótima defesa. Aos 10min, Juninho Pernambucano cobrou falta para a área, a zaga botafoguense ficou assistindo, Alecsandro subiu livre e cabeceou para parada à queima-roupa do arqueiro adversário. No minuto seguinte, Nilton arriscou de fora da área com a perna esquerda e Jefferson se esticou para espalmar para escanteio.

Então, o Vasco tomou conta da partida e o primeiro gol na noite desta quarta-feira no Engenhão esbarrou na trave. Aos 14min, Carlos Alberto se livrou da marcação de Lucas Zen e Márcio Azevedo, cortou da esquerda para o meio e finalizou na trave. Aos 30min, Eder Luis cruzou da direita, Alecsandro ganhou no alto de Fábio Ferreira e cabeceou por cima. Carlos Alberto ainda desperdiçou nova chance antes do fim do primeiro tempo.

Depois de um segundo tempo fraco tecnicamente, o Vasco chegou ao gol da vitória aos 41min do segundo tempo. Antonio Carlos saiu jogando errado, Felipe recuperou e tocou para William Barbio. O atacante cruzou para Juninho, que mesmo deitado, conseguiu o toque para Alecsandro arrematar e garantir o triunfo vascaíno.