A seleção chilena sub-21 perdeu, nesta quarta-feira, por 6 a 4 para a equipe do Uruguai que participará dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. O duelo, realizado na cidade uruguaia de Maldonado, foi a despedida do time celeste sub-23 (que já está reforçado por Arévalo Ríos, Edinson Cavani e Luis Suárez.
Por falar no atacante do Liverpool, ele foi o destaque do embate por ter marcado três gols e por ter sofrido um pênalti. Cavani, do Nápoli, balançou as redes em duas oportunidades.
O Chile, apelidado de La Roja, começou o confronto em grande forma: fez 2 a 0 em dez minutos e surpreendeu a todos no estádio. Ángelo Henríquez, jovem valor da Universidad do Chile, abriu o placar após erro da zaga. Aos 10 min, depois de outra falha da defesa, Carlos Munõz acertou um belo chute e deu outro golpe nos donos da casa.
A reação dos anfitriões iniciou a partir dos 30 min. Suárez arrematou cruzado. Cinco minutos depois, o próprio atacante, depois de deixar três adversários para trás, igualou.
Aos 38, Suárez sofreu pênalti e Cavani converteu. E, já nos acréscimos do primeiro tempo, o atleta do Liverpool - que saiu ovacionado na etapa complementar - deixou sua marca outra vez: 4 a 2.
O quinto do Uruguai veio com Cavani, no início do segundo tempo. O Chile, contudo, não desistiu. Sebástian Ubilla, que tinha acabado de entrar, marcou aos 35 min. O Uruguai, na sequência, fez 6 a 3 com um golaço de cobertura de Abel Hernández. E, nos descontos, Ubilla fechou o placar.
O amistoso serviu para o Uruguai (que, em Londres, enfrentará Emirados Árabes, Senegal e Grã-Bretanha) se despedir de seu povo em grande estilo e para o técnico chileno, Claudio Borghi, testar alternativas para a disputa das Eliminatórias Sul-americanas.