Desfalque da seleção espanhola na Eurocopa de 2012, Carles Puyol foi operado com êxito. Na manhã deste sábado, o zagueiro do Barcelona publicou em seu Twitter uma foto na qual aparece em um dos quartos do Hospital Quirón e faz um gesto com a mão direita, indicando que tudo está bem.
"Já estou no quarto depois da operação. Tudo bem", escreveu Puyol, que foi submetido a uma artroscopia no joelho direito. Segundo as previsões da comissão médica do Barcelona, a cirurgia afastará o atleta dos gramados por seis semanas.
Assim, o jogador, 34 anos, já confirmou que está fora da próxima Eurocopa, a ser disputada entre 8 de junho e 1º de julho na Ucrânia e na Polônia. Atual campeão europeu e do mundo, o time comandado por Vicente del Bosque estreia no torneio continental em 10 de junho, diante da Itália. Pelo Grupo C, a equipe vermelha enfrenta ainda na primeira fase a Croácia e a Irlanda.
A artroscopia de Puyol foi anunciada no início da última semana, depois que ele deixou a partida contra o Espanyol, vencida por 4 a 0 pelo Barcelona no Estádio Camp Nou, pelo Campeonato Espanhol, sentindo dores no joelho direito.
Em entrevista, o zagueiro disse que não tinha certeza se havia perdido a chance de disputar uma Eurocopa pela próxima vez, mas descartou a aposentadoria imediata da seleção espanhola, dizendo que quer se despedir da equipe no campo - não na sala de cirurgias.
Por causa da lesão, Puyol não atuará também na final da Copa do Rei da Espanha. O Barcelona tentará o título em jogo único em 25 de maio, no Estádio Vicente Calderón, em Madri, contra o Athletic Bilbao. Também sem o zagueiro, o clube catalão visita neste sábado, a partir das 17h (de Brasília), o Betis, pela 38ª e última rodada do Campeonato Espanhol. O Real Madrid já assegurou o título da competição.