Ian Thorpe vive nervosismo antes de seletiva olímpica australiana

O nadador Ian Thorpe desembarcou nesta terça-feira em Adelaide, na Austrália, nervoso. Depois de uma semana de treinamentos intensos em Perth, ele chegou à cidade que vai sediar a seletiva olímpica para os Jogos de Londres. Apesar da ampla experiência - tem cinco medalhas de ouro olímpicas, além de duas de prata e uma de bronze -, o atleta tenta controlar a emoção.

Em declaração ao jornal Herald Sun, Thorpe disse que espera uma boa competição e, apesar de reconhecer que isso é um pouco precipitado, está bastante nervoso quanto a seu desempenho. Sua prova principal será os 200 m livre, a mesma que venceu nos Jogos de Atenas 2004 - em Sydney 2000, ficou com a prata nela.

De 15 a 22 de março, o Campeonato Australiano de natação vai definir não só os qualificados para os Jogos de Pequim, mas também o futuro de Ian Thorpe, um dos maiores atletas da história do país. Ele havia se aposentado das competições em 2007, mas decidiu retornar no início de 2011, de olho nos Jogos de Londres.

Em declarações recentes, Thorpe reconheceu que é mais provável que acabe fracassando e lamentou não ter seis meses a mais para se dedicar aos treinamentos. Na chegada a Adelaide, ele relembrou os 18 meses de preparação e apontou que tem tantas expectativas quanto qualquer outro competidor que terá pela frente a partir de quinta-feira, quando começa a competição.