Arsenal bate Newcastle no fim e encosta no rival Tottenham

No jogo de encerramento da 28ª do Campeonato Inglês, o Arsenal recebeu o Newcastle no Emirates Stadium e venceu de virada por 2 a 1 nesta segunda-feira. Ben Arfa marcou para os visitantes e Van Persie, artilheiro da competição nacional com 25 gols, empatou para a equipe londrina no primeiro tempo. Nos acréscimos da segunda etapa, o zagueiro Vermaelen marcou o gol da virada.

A vitória mantém o time comandado pelo técnico Arsène Wenger na briga por uma vaga na próxima Liga dos Campeões da Europa. O time de Londres chegou aos 52 pontos, se mantém na quarta posição - última colocação que dá vaga no principal torneio da Europa - e encosta no rival Tottenham, que é terceiro com 53.

Já o Newcastle fica mais longe da briga por uma vaga na próxima Liga dos Campeões. O time treinado por Alan Pardew fica com 44 pontos, na sexta colocação, cinco atrás do Chelsea e seis do próprio Arsenal, hoje a última equipe que teria direito a uma vaga na competição continental.

O duelo entre as duas equipes começou agitado, com espaços para ambos os lados atacarem. Sem se importar com a pressão exercida no Emirates Stadium, o Newcastle partiu para cima dos donos da casa e chegou ao gol com Ben Arfa. Aos 14min, o jogador encontrou espaço dentro da área e chutou firme entre o goleiro e a trave para inaugurar o marcador.

Incomodado com o placar adverso, o Arsenal não deu tempo para seu visitante comemorar e conseguiu a igualdade no minuto seguinte. Walcott achou o atacante Robin Van Persie dentro da área e cruzou na medida para que o holandês pegasse de primeira e fizesse um bonito gol para evitar um novo fracasso no Campeonato Inglês.

Apesar da necessidade de conquistar os três pontos nesta segunda-feira, o Arsenal falhou em todas as oportunidades criadas pelo esforçado meio-campo do time inglês. A equipe ainda tentou apostar na criatividade de Van Persie e levou perigo ao pressionar seu adversário em ocasiões esporádicas.

O panorama do jogo não se alterou até os minutos finais do confronto. Em um lampejo ofensivo, o time passou a pressionar o Newcastle de uma forma arrasadora e desperdiçou grandes chances com Gervinho e Rosicky.

A insistência foi tanta que o clube visitante cedeu ao poderio do ataque dos londrinos e acabou sofrendo o derradeiro revés aos 48min do segundo tempo, com o competente Vermaelen. O zagueiro aproveitou a sobra na segunda trave e completou para o gol, marcando o tento da virada da equipe de Londres.

Na próxima rodada do Campeonato Inglês, o Arsenal visita o Everton, no Goodison Park. A partida está marcada para o próximo sábado, às 12h (de Brasília). Já o Newcastle volta a jogar em sua casa e, no domingo, recebe o Norwich no St. James' Park, às 13h.

Com informações da Gazeta Esportiva