Tenista Rafael Nadal é submetido a antidoping em meio a polêmica 

O tenista espanhol Rafael Nadal comunicou neste sábado em sua conta do Twitter que pela manhã foi despertado para um exame antidoping surpresa, em plena polêmica após a suspensão de dois anos dada a seu compatriota ciclista Alberto Contador. 

"8h30 da manhã!! Acabo de passar por um exame antidoping surpresa. Era de se esperar depois de tudo. Mas fico contente de que seja assim!’, escreveu Nadal em sua conta pessoal, em um período no qual treina em Mallorca. 

Esse exame antidoping surpresa coincide com a grande polêmica gerada pela divulgação nos últimos dias de uma série de paródias na televisão francesa sugerindo uma dopagem generalizada na Espanha e incluindo Nadal em suas brincadeiras. 

O jogador, cujo teste nunca deu positivo, afirmou na quinta-feira que tudo se devia a ‘uma campanha contra a Espanha’ originada da França. 

O técnico do Real Madrid, José Mourinho, foi obrigado a abordar o assunto neste sábado por um programa da televisão francesa, que também incluiu um boneco do goleiro Iker Casillas em suas paródias. 

"Como Casillas fez mais de 500 exames e deu negativo, não precisamos nos preocupar’, disse o técnico português. ‘Rafa Nadal, de quem tenho a honra de poder dizer que sou amigo, passa por um exame a cada dia e dá sempre negativo. Também não precisamos nos preocupar’, disse. 

O caso tomou proporções diplomáticas, já que o governo espanhol protestou na imprensa e das autoridades francesas, enviando uma carta de protesto ao diretor do Canal Plus, criticando os diretores de seu programa satírico, alegando ‘profunda falta de ética’. 

Madri disse na sexta-feira que não entendia por que alguns veículos do país vizinho somaram-se ao ataque generalizado ao esporte espanhol após a suspensão de Contador. 

Na quarta-feira, o treinador e tio de Rafael Nadal também falaram sobre a polêmica: ‘os franceses podem esperar a vida toda por um teste positivo de Nadal’. 

Alberto Contador disse na terça-feira que continuará sua carreira no ciclismo apesar da suspensão de dois anos por doping anunciada na segunda-feira pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), negando ter se dopado. Não descartou a possibilidade de recorrer da sentença, que provocou grande indignação entre a maioria dos torcedores espanhóis.