ASSINE
search button

Flu e Corinthians devem negar chance a talentos da Copa SP

Compartilhar

Independentemente do placar da decisão desta quarta-feira, às 10h (de Brasília), no Pacaembu, os jogadores finalistas da Copa São Paulo deverão aguardar um pouco mais pela chance de defender os profissionais de seus clubes. Corinthians e Fluminense, já na fase de grupos da Copa Libertadores, têm elencos numerosos e pouco espaço imediato para a ascensão de seus talentos mais jovens.

"Se eu trabalhar bem, sei que as chances vão aparecer", fala Marcos Júnior, atacante e um dos mais experientes do elenco do Fluminense na Copa São Paulo. Só para a frente, Abel Braga tem sete jogadores no grupo profissional. Um deles é Samuel, 20 anos e que acaba de chegar das categorias de base. Outro é Matheus Carvalho, 19, promovido em 2011.

Abel, aliás, subiu definitivamente seis jogadores das categorias de base para o grupo principal em 2012. São Wallace e Stéfano, laterais, Everton e Fábio Braga, volantes, Lucas Patinho, meia, e Samuel, atacante. A tendência é que outros nomes dos juniores sejam emprestados, política a ser intensificada depois do sucesso de Wellington Nem pelo Figueirense no ano passado.

"Eles ainda têm dois anos de juniores. Então queremos que essa geração no mínimo jogue uma Taça BH (Sub-19), um Brasileiro Sub-20. E aí sim vão começar a pensar nos profissionais", explica Marcelo Teixeira, gerente de futebol. A integração, ainda assim, será intensificada. "Muitos já têm treinado e vão continuar treinando entre os profissionais. Nada impede que em uma necessidade já possam ser promovidos".

Principal jogador do Fluminense na Copa São Paulo, o camisa 10 Eduardo precisa trabalhar com essa expectativa com calma, já que só em sua função Abel Braga pode utilizar Thiago Neves, Wagner, Wellington Nem e Martinuccio. "São jogadores excelentes. É ter paciência e aproveitar quando essa chance aparecer", afirma ele, que já atuou nos profissionais do Fortaleza, seu ex-clube.

Tite se inspira em 2004 no Corinthians

Se o Fluminense tem elenco com 34 jogadores, o Corinthians não fica tão atrás assim. São 29 opções para Tite nos profissionais sem contar os garotos da Copa São Paulo. Em sua página na internet, o clube lista Marquinhos, Denner e Matheuzinho como membros do grupo, mas só o lateral chegou a sentar no banco do time de cima. E nunca entrou.

"Se há qualidade, boto para jogar. Revelei 15 garotos na minha primeira passagem pelo Corinthians. O meu histórico mostra que dou atenção à base. Para mim, o que pesa é qualidade", lembrou Tite, que em 2011 chegou a rapidamente utilizar Elias Oliveira e Taubaté, agora emprestados. Em 2004, ele lançou jogadores como Wendel, Jô e Rosinei, por exemplo.

As melhores perspectivas de conquista de espaço estão com os volantes Gomes e Anderson, já que o elenco principal carece de um reserva confiável para Ralf e Paulinho. Edenílson e Ramírez, na visão da comissão técnica, são ofensivos para a função. Douglas, artilheiro do Corinthians na Copa São Paulo, vive situação oposta: só de camisas 9, Tite conta com Liedson, Adriano, Elton e Bill.

"Se tem quatro, quero ser a quinta opção. É sempre melhor treinar entre os profissionais", acredita Douglas, autor de três gols na semifinal contra o Atlético-PR. "Quero subir para trabalhar junto deles, ser mais um deles. Mas por enquanto, ninguém comunicou nada".

Quem também vai esperar um pouco mais é o meia-atacante Leonardo. Considerado a maior promessa da base junto do zagueiro Marquinhos, ele tem 16 anos e pode jogar até mais duas edições da Copa São Paulo. "Acho que na cabeça deles ainda vai demorar um pouco mais para eu subir", acredita.