Abertura dos Jogos da Juventude tem autoridades e três tochas  

É apenas a primeira edição, mas os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude já tiveram uma abertura grandiosa em Innsbruck, na Áustria, nesta sexta-feira. Autoridades e atletas compareceram ao evento, fizeram discursos e participaram do tradicional acendimento da tocha, que teve uma novidade. A competição, que contará apenas com atletas de 14 a 18 anos, será realizada até o dia 22 de janeiro.

O presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Jacques Rogge, foi uma das autoridade presentes no evento e falou sobre a importância dos Jogos para os atletas. "Você tem atletas de 70 países que vieram aqui não só para competir, mas também para aprender. Algumas das amizades formadas nos próximos nove dias vão durar a vida toda", afirmou ele, que mais cedo tinha pedido um rejuvenescimento da Olímpiada como um todo - e essa é a função dos Jogos da Juventude, segundo ele.

O presidente da Áustria, Heinz Fischer, também participou do evento ao declarar oficialmente a abertura dos Jogos. Isso aconteceu quando três tochas, ao invés de apenas uma, foram acesas na arena Bergisel, para surpresa dos presentes no local.

Por ser considerado uma forma de abrir caminho para a Olimpíada de Inverno, uma delegação especial da Rússia esteve presente no evento. Até o vice-primeiro-ministro do país, Dmitry Kozak, foi ao local para divulgar os Jogos de 2014, que vão acontecer na cidade russa de Sochi.

O Brasil contará com dois representantes nos Jogos de Inverno: Eliza Nobre e Tobias Macedo, ambos com 15 anos, vão disputar provas de esqui a partir da próxima quarta-feira, dia 18 de janeiro.