ASSINE
search button

Imprensa internacional destaca "luto" por morte de Sócrates

Compartilhar

A manchete "Brasil em luto" do diário esportivo italiano La Gazzetta dello Sport resume a forma como a imprensa internacional recebeu a notícia da morte de Sócrates, aos 57 anos, ocorrida às 4h30 (de Brasília) deste domingo em consequência de um choque séptico (infecção generalizada causada por bactéria).

Sócrates, que defendeu a Fiorentina entre 1984 e 1985, ocupa um destacado espaço na manchete das edições online dos jornais especialmente na Itália. O La Stampa, por exemplo, destaca a morte do "campeão com graduação", lembrando que o ex-jogador era formado em medicina, embora não exercesse a profissão.

Um dos principais veículos do país, o Corriere della Sera aponta que "o Brasil chora pelo genial Sócrates", ressaltando ainda que o ex-meia de Corinthians, Botafogo-SP, Flamengo e Santos tinha o físico "debilitado há tempos pelo abuso de álcool".

Em obituário, o diário esportivo espanhol As, de Madri, também tocou no assunto, escrevendo "Sócrates, um doutor que perdeu ante o álcool". Já o concorrente Marca o define como "um dos jogadores mais destacados da história da Seleção Brasileira".

Na Catalunha, os jornais El Mundo Deportivo e Sport também colocaram uma foto de Sócrates na capa de suas edições virtuais, destacando que o corpo do ex-jogador "não pôde aguentar" após ele ter sido hospitalizado em três ocasiões durante os últimos quatro meses.

O diário El País, um dos maiores da Espanha, chama a antiga estrela de "democrata do futebol", recordando a chamada Democracia Corintiana, movimento surgido na década de 80 que cobrava uma maior participação dos jogadores na gestão dos clubes.

A mesma publicação cita ainda que o paraense de Belém "influenciou seu país com sua ideologia e maravilhou o mundo com seu jogo nos Mundiais de 1982 e 1986", nos quais a Seleção foi dirigida por Telê Santana.