Polônia vira, bate Itália no tie-break e deixa Brasil na zona olímpica

Em uma das partidas mais emocionantes da Copa do Mundo masculina de vôlei, a Polônia derrotou a Itália de virada no tie-break após estar perdendo por 2 a 0. Com parciais de 17/25, 20/25, 25/23, 25/21 e 15/12, a vitória polonesa deixa a Seleção Brasileira na zona de classificação para a Olimpíada de Londres - os três primeiros da tabela garantirão vaga aos Jogos de 2012.

O triunfo manteve a Polônia na liderança geral, com 24 pontos, mas espera o confronto entre Rússia e Japão para saber se seguirá na ponta. Já a Itália caiu para a quarta colocação, com 18 pontos, um a menos que o Brasil, que derrotou o Irã mais cedo nesta sexta-feira também no Yoyogi National Stadium.

Brasil e Polônia se enfrentam no sábado a partir das 4h (de Brasília), em duelo decisivo pela vaga olímpica. Caso o Brasil vença os europeus e o Japão no último jogo por 3 a 0 ou 3 a 1, garantirá presença em Londres. 

Já os poloneses, que encerram contra a Rússia, precisam de apenas mais um ponto, que poderá vir até por uma derrota por tie-break.

Segundo o regulamento da Copa do Mundo, uma vitória por 3 a 0 ou 3 a 1 garante três pontos, enquanto o triunfo no tie-break dá somente dois. O revés no quinto set, por sua vez, deixa o derrotado com mais um ponto.