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De artilheiro a garoto-propaganda, Túlio continua sendo peça-chave no Botafogo

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Se na década de 1990 Túlio era o principal jogador do Botafogo, hoje o atacante se destaca em outra atividade: a de garoto-propaganda. Figura central de todo trabalho da direção de marketing do clube, ele encabeça a lista de grandes ídolos que estão retornando a General Severiano, da qual também fazem parte Maurício, Nilton Santos, Jairzinho e, mais recentemente, Gérson. Marcelo Guimarães, diretor de Marketing do Botafogo, explica como iniciou o trabalho com o jogador.

"O Túlio faz parte da nossa história, já tem um lugar cativo na nossa galeria de grandes ídolos imortais. No marketing, ele é um produto muito especial, por todas as características inatas que ele exibe".

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O Maravilha participa ativamente das ações de marketing do clube. Ele é o astro do programa de WebTV "Incêndio", exibido no telão do Engenhão antes de jogos da equie, no site oficial do clube e em dois grandes portais esportivos. Além disso, é embaixador do projeto "Feijão do Fogão", evento realizado em diversas cidades do país com o objetivo de reunir torcedores, jogadores do atual elenco e ídolos do passado em um mesmo lugar. O jogador também empresta sua marca para diversos produtos licenciados.

"Nós trabalhamos a imagem do Túlio de três formas: produtos para o público adulto, como a camisa retrô, as ações presenciais em vídeo e eventos. Além disso, lançamos a linha Baby Túlio,para atingir os botafoguenses formados pela Túliomania, que agora estão começando a ter seus filhos".

Guimarães afirma que a presença de Túlio é certeza de sucesso em qualquer iniciativa relacionada ao Botafogo.

"Eu brinco com o Túlio que ele já é funcionário do nosso departamento de marketing porque ele está sempre conosco. É uma loucura, fomos fazer o Feijão do Fogão em Macapá, por exemplo, e havia uma carreata com mais 80 veículos o esperando. No aeroporto, fomos recebidos por mais de 300 pessoas. O Botafogo tem outras figuras, como o nosso presidente, com boa recepção entre a torcida. Mas nada se parece com o efeito que ele gera".

Quando perguntado sobre o planejamento para o explorar o milésimo gol de Túlio, no entanto, Marcelo Guimarães prefere desconversar:

"O marketing é um prestador de serviço do futebol. Nosso produto final é jogar bola em alto nível. A questão do Túlio passa pelo futebol, então o marketing não se manifesta antes do futebol oficializar tudo e ele for novamente jogador do Botafogo. O Túlio está perto do Botafogo, qualquer decisão é fácil de ser tomada".