JB Online
MADRI - Sete judocas do Instituto Reação disputaram diferentes competições neste final de semana e quatro conquistaram medalhas. Flávio Canto foi bronze na Copa do Mundo de Madrid, na Espanha. No Brasileiro Juvenil, na Bahia, Luiz Marcos, Bruno Nascimento e Márcio Belém também subiram ao pódio.
Na Europa, Flávio Canto, Leonardo Leite e Rafaela Silva disputaram a Copa do Mundo de Madrid (masculina) e Bucareste (feminina). Na categoria meio-médio, Flávio Canto precisou de apenas 18s pra derrotar por ippon o sul-coreano Sung-Hoon Chea. Na segunda luta, ippon em 44s de combate. Desta vez, em cima do francês Loiz Pietri.
Na terceira luta, outra vitória rápida: ippon no ucraniano Arutyun Sarkisyan em 26s. Na quarta luta, Canto acabou perdendo no golden score por shidô. Na repescagem, dois wasaris e 1 yuko em Konstantins Ovcinnikovs. Na luta pelo bronze, mais um ippon, o quarto do dia, e em menos de 1 minuto de combate. Vitória em cima do ucraniano Artem Vasylenko em 55s e a medalha de bronze para o Brasil.
A seleção brasileira conquistou quatro medalhas na competição.
Leonardo Leite, na categoria meio-pesado, ficou muito perto de subir ao pódio. Na estreia, venceu por wasari o ucraniano Vitaly Bubon e depois outro wasari no iraniano Javad Mahjoub. Na terceira luta, venceu por yuko o alemão Dino Pfeiffer. Na semifinal, Leo acabou perdendo por wasari para o georgiano Irakli Tsirekidze. Na luta pelo bronze, Leo vencia o combate contra o Kotkir Urbanov, do Uzbesquistão, mas acabou levando um ippon a três segundos do fim. Leonardo Leite terminou em quinto. O próximo desafio da seleção masculina é a Copa do Mundo de Portugal nos dias 12 e 13 de Junho.
Na Romênia, Rafaela Silva estreou com vitória contra a italiana Valentina Aloisie, mas perdeu nas oitavas-de-final para a francesa Emmanuelle Baudin. No próximo final de semana, Rafaela luta com a seleção feminina na Copa do Mundo de Tallin, na Estônia.
Na Bahia, quatro judocas do Reação representaram 50% da seleção masculina do Rio de Janeiro no Campeonato Brasileiro Juvenil e três deles conquistaram medalhas. Bruno Nascimento (-55kg) ficou com o bronze, Luis Marcos (-60kg) com a prata e Márcio Belém (-90kg) com o bronze.