Foto de Ibrahimovic e Piqué cria polêmica e gira o mundo

Portal Terra

SÃO PAULO - A imagem em que os jogadores do Barcelona Zlatan Ibrahimovic e Gerard Piqué são flagrados em um estacionamento rodou o mundo. Um verdadeiro sucesso de divulgação especialmente na Europa e na América Latina, a foto foi postada no Facebook, teria sido tirada por um torcedor e, tendo ganhado notoriedade na última segunda-feira, a partir da divulgação do jornal espanhol Marca e da emissora Sky Italia.

A imagem começou a fazer sucesso na comunidade da rede social chamada "Yo También Me Quedé Traspuesto/a Al Ver La Foto De Ibra Y Piqué" (Eu também fiquei chocado ao ver a foto de Ibra e Piqué). Nela, muitos torcedores do Barcelona defendem que demonstrações de carinho entre dois homens é uma coisa "natural".

Esse cenário faz parte da imprensa internacional duvidar da veracidade da imagem. O portal de notícias da Itália DirettaNews, por exemplo, especula se tratar de uma "montagem" ou até de "sósias" do atacante e do zagueiro. Um dos principais jornais desse país, La Repubblica, também não se convence.

As dúvidas quanto ao assunto permanecem porque Ibrahimovic e Piqué, que vêm correndo contra o tempo para se recuperar de lesões e enfrentar o Sevilla neste sábado pelo Campeonato Espanhol, ainda não se pronunciaram.

Real ou não, o fato é que a foto rodou o mundo e aumentou a repercussão da própria comunidade no Facebook, atualmente com mais de 19 mil membros. Na América do Sul, a revista colombiana Cambio comparou o gesto dos atletas com o filme O Segredo de Brockback Mountain, que retrata uma história de amor entre dois caubóis.

Já o jornal chileno La Cuarta, bastante polêmico, aponta que o cantor Ricky Martin, que recentemente assumiu a homossexualidade, gostou de ter visto o espanhol e o sueco juntos. Nesse contexto, o diário venezuelano La Tarde pergunta se os atletas estão "apaixonados".

Mais contido, oParaguay.com, um dos maiores portais de notícia desse país, fala em uma "foto tenra" de Ibrahimovic e Piqué. O jornal Perú 21 cita o "choque" causado pela foto, enquanto o site da rádio argentina Cadena 3 lembra que a "polêmica" criada pela foto "cresce".

Na América Central, o jornal mexicano El Universal ressalta que Piqué protagoniza um escândalo logo depois de ter sido eleito em uma votação na internet o "homem mais sexy da Catalunha". Do mesmo país, a publicação El Informador classifica a situação como "comprometedora", mesma palavra utilizada pelo diário hondurenho La Prensa para definir o caso.

Na Europa, a foto repercutiu bastante em vários países, com menos força, entretanto, na Inglaterra. Em Portugal, o Diário de Notícias afirma que a pose de Ibrahimovic e Piqué é "de namoro" e define o caso como "homofóbico", recordando ainda que o sueco já causou polêmica ao ser flagrado observando o brasileiro Ronaldo em uma partida entre Inter de Milão e Milan.

Na Espanha, país que começou a divulgar a imagem, o jornal El Mundo diz que a foto foi "roubada" em um treino desta semana e é verdadeira: "(os jogadores) com certeza vão pensar duas antes de se confraternizarem em público", diz.

Na França, a repercussão do caso não é muito grande até aqui, limitando-se ao site de notícias parisiense Le Post, que aponta que a situação comprometedora leva todos a se perguntarem se Ibrahimovic e Piqué "estão juntos".

Notícia no mundo todo, o "flagra" envolvendo o sueco e o espanhol chegou até a um portal de Luxemburgo, L'Essentiel, que avalia que os "gestos de amor" trocados pelos atletas representa o "marco do ano".