Henrique Moretti, Portal Terra
SÃO PAULO - No fim do Campeonato Brasileiro de 2009, o Corinthians perdeu para o Flamengo por 2 a 0 e motivou a suspeita de alguns torcedores e jogadores do São Paulo, que sentiram que os corintianos não se esforçaram ao máximo dentro de campo. Entre os que reclamaram estava André Dias. Atualmente na Lazio, o zagueiro viverá uma situação parecida neste fim de semana, quando enfrenta a Inter de Milão podendo ajudar a tirar o título italiano da Roma.
Considerando que a rivalidade entre Roma e Lazio é até maior na comparação com a de Corinthians e São Paulo, André Dias admitiu, em entrevista exclusiva ao Terra, que fãs de seu time vêm lhe pedindo para entregar a partida frente à Inter de Milão, a ser disputada às 15h45 (de Brasília) do próximo domingo, no Estádio Olimpico.
"A gente passa pela entrada do campo de treinamento e vários torcedores dizem: 'vamos perder domingo, o importante é que Roma não seja campeã'", disse em entrevista por telefone.
A três rodadas do fim do Campeonato Italiano, a Inter soma 73 pontos, dois a mais que a Roma, que visita o Parma às 13h (de Brasília) deste sábado. Apesar da possibilidade de deixar o troféu nas mãos dos arquirrivais, André Dias, definindo-se "profissional", nem pensa em acatar o desejo de boa parte de sua torcida, que em fóruns na internet defende até a escalação de reservas para o jogo.
"A gente não está com esse pensamento, não. Uma vitória nos tira de uma vez dessa situação", afirmou ele, em referência às chances de rebaixamento da Lazio. Na 16ª posição da tabela, a equipe coleciona 40 pontos, a seis da primeira integrante da zona de descenso, a Atalanta.
Se a Lazio agora parece bem mais longe da segunda divisão, o clube campeão da Itália em 1974 e 2000 tem muito a agradecer a André Dias. Depois de um início no qual custou a se adaptar ao futebol do país, o defensor se firmou como titular e vem apresentando um bom desempenho com direito até a gols - já marcou dois em nove compromissos disputados, um deles importantíssimo na vitória do último domingo por 2 a 1 sobre o Genoa, fora de casa.
Com força máxima diante da Inter, o brasileiro promete uma apresentação diferente da realizada pelo Corinthians contra o Flamengo na penúltima rodada do último Campeonato Brasileiro. Após a partida disputada em Campinas em 29 de novembro de 2009, o time carioca chegou aos 64 pontos e assumiu a ponta da tabela, rumando para a conquista nacional, enquanto o São Paulo, derrotado naquele domingo pelo Goiás por 3 a 2, estacionou nos 62.
"Para falar a verdade acredito não que o Corinthians tenha entregado, mas que não jogou com aquela vontade toda não jogou", disse o ex-são-paulino, ainda indignado com o comportamento de Felipe no pênalti cobrado por Leonardo Moura, que decretou o placar de 2 a 0 aos 43min do segundo tempo. "Aquilo até hoje não me desce: foi a primeira vez que vi um goleiro não se mexer em uma cobrança de pênalti".
Assim como ocorre neste momento com a torcida da Lazio, André Dias tem "certeza" de que alguns fãs do Corinthians também solicitaram que os jogadores não oferecessem grande resistência no Estádio Brinco de Ouro da Princesa. Embora afirme que neste domingo atuará em seu nível máximo, o zagueiro mostra que a rivalidade italiana já o pegou em cheio ao falar sobre a disputa do título local.
"Para mim com certeza a Intern (será campeã)", previu, tomando partido do elenco que tem os brasileiros Júlio César, Maicon, Lúcio e Thiago Motta. Pela Roma, Júlio Sérgio, Doni, Juan, Júlio Baptista, Rodrigo Taddei e Artur estarão ligados na televisão no próximo domingo torcendo pelo sucesso de André Dias e ao mesmo tempo contra o prognóstico do ex-atleta do São Paulo.
Caso a Lazio obtenha no mínimo uma igualdade que, pelos critérios de desempate, já mudará a ponta da tabela desde que a Roma vença o Parma, não será a primeira vez que a equipe alviceleste ajudará sua maior rival na hora da decisão do Campeonato Italiano. Na temporada 2001/02, a Lazio bateu por 4 a 2 na última rodada da competição exatamente a Inter, que contava com Ronaldo e até então era a líder. A Roma, no entanto, não pôde comemorar: apesar da vitória com o placar mínimo sobre o Torino, acabou um ponto atrás da Juventus, que ganhou da Udinese por 2 a 0. Felizmente para os torcedores que agora apoiam André Dias.