ASSINE
search button

Jéfferson pega pênalti, Botafogo vence e é campeão carioca

Compartilhar

Luiz Urjais, JB Online

RIO - Com uma grande atuação do goleiro Jefferson, o Botafogo sagrou-se campeão da Taça Rio e, consequentemente, campeão Carioca de 2010, sobre o Flamengo, em confronto na tarde deste domingo, no Maracanã.

O jogo terminou em 2 a 1 para o time de General Severiano, com gols de Herrera e El Loco Abreu, de penâlti. Vágner Love diminuiu para o time da Gávea, no primeiro tempo.

O time alvinegro começou bem a partida, com um elenco mais ofensivo. Aos vinte e três minutos, após cobrança de escanteio na área rubro-negra, Ronaldo Angelim puxou a camisa do zagueiro Fábio Ferreira. O juiz marcou penâlti. Herrera bateu, no meio do gol, e marcou o primeiro para o Bota.

Após o gol, o técnico Andrade botou o time para frente. Tirou o volante Toró e colocou em campo o apoiador Vinícius Pacheco, dando maiores oportunidades de ataque, para o time da Gávea.

Após a substituição, o Botafogo começou a ficar mais defensivo e cedeu o empate, aos 45 minutos do segundo tempo, com gol de Vágner Love. Depois de lançamento feito por Michael sob medida na cabeça de David, Jefferson espalmou e Love, que estava na boca do gol, marcou - diminuindo a vantagem, no Maracanã e encerrando a primeira etapa do confronto.

No segundo tempo, o time rubro-negro entrou em campo com maior gás e ainda de forma ofensiva, com maiores chances de gol. Para tentar maiores chances de contra-ataque, o técnico Joel Santana, tirou o meia Túlio Souza e colocou o atacante e talismã alvinegro, Caio, aos quatorze minutos.

A mudança deu certo e aos vinte e cinco, El Loco Abreu marcou, de penâlti, o segundo gol alvinegro. Após levantamento na área, o meia rubro-negro Maldonado puxou a camisa do atacante Herrera e foi expulso. Abreu bateu mal, mas ampliou.

Correndo atrás da desvantagem, o Flamengo continuou ofensivo, mas a noite era do goleiro Jefferson, que não deu chances para o Imperador.

Depois de uma jogada rápida dentro da área alvinegra, o meia Ronaldo Angelim foi puxado por Fael, e o juiz marcou penâlti. Adriano bateu no canto esquerdo, e Jefferson espalmou para fora.

O jogo, digno de clássico, teve chances de gols para ambos os lados. E um festival de cartões.

Foram 15 cartões amarelos e duas expulsões - Maldonado, no Flamengo e Herrera, no Botafogo.

No início do jogo houve um minuto de silêncio pela morte de dois conselheiros do time alvinegro.