JB Online
RIO DE JANEIRO - Agregar tudo que envolve o esporte, com muitas atrações extras e ações ambientais para o público que for a praia assistir os melhores surfistas do país. Essa é uma das metas da organização do Brasil Surf Pro, a nova Divisão Principal do Circuito Brasileiro, que estreia nos dias 07 a 11 de abril em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. Para os atletas que vão competir, a melhor novidade é a premiação recorde de 200 mil reais em cada uma das cinco etapas que decidirão os campeões brasileiros da temporada. Mas, a Brasil1 Esporte quer muito mais do que simplesmente organizar um campeonato de surfe.
Para o público que comparecer nas cinco praias escolhidas para receber o Brasil Surf Pro 2010, foram programadas várias atrações. A principal delas é a Surf Village que será embalada pelo DJ MB, o Marcos Bocayuva, do Rio de Janeiro, onde será realizado um lual e desenvolvidas diversas atividades, como animação de Monkey Boards, uma prancha de simulação do surfe, concurso de arte em pranchas com as parafinas Day Glo coloridas (verde, amarelo, azul, rosa e preta) da Sticky Bumps, entre outras. Essas parafinas são orgânicas, à base de soja, ao invés de produtos químicos. Até as embalagens são impressas em tintas à base de soja e com papel reciclado, tudo visando a preservação da Natureza.
O Surf Village também abrigará a Tenda Ecológica para educação ambiental e gestão dos resíduos. O Brasil Surf Pro apresentará um diferencial importante de responsabilidade socioambiental integrada nas etapas, abordando três temas principais: 1-Neutralização das Emissões de CO2, através do plantio de árvores em áreas estratégicas de Mata Atlântica próximas das praias dos eventos; 2-Gestão dos Resíduos Sólidos, com coleta seletiva na arena e entorno e centro de triagem para produtos recicláveis; 3-Gestão Ambiental, desde a montagem e desmontagem da estrutura do campeonato nas praias.
SURFRIDER FOUNDATION - A Tenda Ecológica será palco de palestras e exposições de campanhas ambientais premiadas, através da parceria com a ONG Surfrider Foundation. Um dos lemas a serem seguidos pela organização do Brasil Surf Pro é: A conservação dos ecossistemas costeiros é uma responsabilidade de todos . São ensinamentos comuns em eventos que levam o nome da Petrobras, que divide o patrocínio do circuito nacional mais rico do mundo com a marca HD, cuja equipe tem três atletas na divisão de elite, o carioca Pedro Henrique e os paulistas Odirlei Coutinho e Ricardo Ferreira.
PROJETO TAMAR Outra parceria também foi firmada com o Projeto TAMAR para o Brasil Surf Pro. Ubatuba é área de desova de tartarugas marinhas e uma ação será realizada no sábado, 10 de abril, as 16:30 horas na Praia de Itamambuca. Neste dia e horário, acontece nacionalmente a soltura simbólica de quatro a cinco tartarugas reabilitadas pelo TAMAR. Além disso, alunos de escolas públicas e cerca de noventa crianças da APAE foram convidados para visitar a arena do evento durante a semana.
TROFÉUS - Os troféus dos quatro melhores das categorias masculina e feminina, serão outra atração à parte. Produzidos com preocupação ambiental, de resina epóxi à base de água. As peças fabricadas a partir do programa Carbono Social - que neutraliza as emissões de CO2 - utilizarão tintas e pigmentos extraídos de bases naturais e orgânicas, sendo 100% recicláveis e sem geração de resíduos tóxicos.
PRESS KIT Na mesma linha ecológica, serão distribuidos aos jornalistas as principais informações, estatísticas e recordes, num pen drive fabricado em MDF, sigla internacional que designa a chapa de fibra de média densidade, produzida de madeiras como pínus, provenientes de reflorestamentos.
Agora é só aguardar pela estréia do Brasil Surf Pro 2010 na Praia de Itamambuca e a expectativa é de grande público para assistir a largada na corrida pelos títulos brasileiros da temporada em Ubatuba. O cearense Messias Félix e a ubatubense Suelen Naraisa foram os campeões no ano passado. Eles vão defender a primeira posição no ranking nesta primeira etapa, contra 63 surfistas na categoria masculina e 15 na feminina, respectivamente. Os oitenta competidores representam onze estados do Brasil.
O Brasil Surf Pro 2010 distribuirá uma premiação recorde de 1 milhão de reais nas cinco etapas, com patrocínio da Petrobras e da marca HD, cobertura especial dos canais SPORTV e Multishow, também contando com o apoio da Revista Época e da Editora Globo. A nova Divisão Principal da Associação Brasileira de Surf Profissional passa a ser organizada pela Brasil1 Esporte esse ano e todas as etapas serão transmitidas ao vivo pela internet no www.brasilsurfpro.com.br e já estão no ar outras formas de contato pelo https://twitter.com/brasilsurfpro e https://wwww.facebook.com/pages/Brasil-Surf-Pro/
CALENDÁRIO DO BRASIL SURF PRO 2010:
1.a etapa: Abr 07-11 Praia de Itamambuca, Ubatuba São Paulo
2.a etapa: Jul 14-18 Praia do Cupe, Ipojuca Pernambuco
3.a etapa: Set 22-26 Praia da Joaquina, Florianópolis Santa Catarina
4.a etapa: Nov 04-07 Rio de Janeiro (praia a ser anunciada)
5.a etapa: Dez 08-12 Local a ser definido pelos organizadores
LISTA DOS COMPETIDORES DO BRASIL SURF PRO EM UBATUBA dividida por estados:
SÃO PAULO 21 atletas (14 da elite + 7 reforços) Renato Galvão, David do Carmo, Odirlei Coutinho, Heitor Pereira, Hizunomê Bettero, Bruno Moreira, Emerson Piai, Alex Ribeiro e Ricardo Ferreira já são da elite e os sete reforços para Ubatuba são Caio Ibelli, Flávio Nakagima, Saulo Junior, Gilmar Silva, Beto Fernandes, Robson Santos e David Silva. Já o time feminino tem a campeã brasileira de 2009, Suelen Naraisa, Camila Cássia, Luana Coutinho, Cláudia Gonçalves e Bruna Queiroz.
RIO DE JANEIRO 15 atletas (9 da elite + 6 reforços) Pedro Henrique, Gustavo Fernandes, Bruno Santos, Leandro Bastos e Simão Romão são da elite, Jorge Spanner ganhou convite por contusão para o ano todo e mais cinco vão reforçar o time carioca em Ubatuba, Anselmo Correia entre os 10 da Divisão de Acesso e os convidados Victor Ribas, Leonardo Neves, Guilherme Herdy e Raoni Monteiro. No feminino, são quatro tops do Brasil Surf Pro 2010, Andréa Lopes, Gabriela Teixeira, Taís de Almeida e Brigitte Mayer.
SANTA CATARINA 14 (10 da elite + 4 reforços) Willian Cardoso, Beto Mariano, Guilherme Ferreira, Jean da Silva, Felipe Ximenes, Tomas Hermes e Raphael Becker se classificaram para a elite em 2009, Alejo Muniz ganhou convite para toda a temporada pelo título de campeão brasileiro Pro Junior, com Diego Rosa e Greg Cordeiro entrando entre os 10 da Divisão de Acesso 2010. No feminino, Juliana Quint, Gabriela Leite e Chantalla Furlanetto são da elite e Jacqueline Silva foi convidada na vaga da contundida Monik Santos (PE).
CEARÁ 8 (7 da elite + 1 reforço) o campeão brasileiro de 2009, Messias Félix, André Silva, Michel Roque e Edvan Silva ficaram entre os top-24 da elite e Thiago de Sousa, Márcio Farney e Itim Silva entraram pela Divisão de Acesso, com o experiente Dunga Neto sendo o reforço vindo pelo ranking de acesso deste ano.
BAHIA 6 Rudá Carvalho, Wilson Nora ficaram entre os top-16 da elite de 2009. Franklin Serpa, Alandreson Martins e Bruno Galini entraram pela Divisão de Acesso e Bernardo Lopes pelo Circuito Nordestino.
PERNAMBUCO 4 (3 da elite + 1 reforço) Alan Donato, Halley Batista e César Aguiar são da elite e Monik Santos ganhou convite especial da ABRASP pela contusão em 2009, só que ainda não pode competir. Mas, Patrick Tamberg reforça o time pernambucano com o arquipélago de Fernando de Noronha pela primeira vez sendo representado na divisão de elite do surfe brasileiro.
PARAIBA 3 o vice-campeão brasileiro de 2009, Jano Belo, Ulisses Meira entrou pela Divisão de Acesso e no feminino permaneceu Diana Cristina, tricampeã brasileira da Divisão de Acesso.
RIO GRANDE DO NORTE - 3 Danilo Costa foi top-14 em 2009, John Max entrou pela Divisão de Acesso e Alan Jones conquistou sua classificação com o título de campeão do Circuito Nordestino.
PARANÁ - 3 Peterson Rosa no masculino e Nathalie Martins e Michaela Fregonese a novidade no feminino.
RIO GRANDE DO SUL 2 Daison Pereira foi o 6.o em 2009 e Rodrigo Dornelles entrou com o título gaúcho.
ALAGOAS 1 só o campeão brasileiro de 2001, Tânio Barreto, quinto do ranking em 2009.
(Com informações da Assessoria de Imprensa)