Fúlvio Melo, Jornal do Brasil
RIO - No Brasileiro deste ano, o elenco alvinegro pediu, suplicou, implorou pela presença de seus torcedores no Engenhão. Em um estádio com capacidade para 40 mil pessoas, poucas foram as vezes em que o público pagante superou ou chegou perto de 30 mil pessoas. Nas vezes em que a torcida compareceu em peso, os jogadores corresponderam aos incentivos vindos da arquibancada e não se deixaram derrotar. A procura ainda é tímida, foram vendidos apenas 6 mil ingressos, mas a esperança é que no domingo, contra o Palmeiras, todos estejam unidos no mesmo objetivo. Evitar a queda alvinegra para a Série B. Daí a campanha em baixar o preço dos ingressos para R$ 10.
Na estreia como mandante, ainda em 2007, os alvinegros venceram o argentino River Plate por 1 a 0, gol de Joílson. Contra a Portuguesa, nova vitória por 2 a 1, com 40 mil pessoas tomando os assentos azuis do estádio para ver a equipe se classificar na Copa do Brasil, em 2008. Na fase seguinte, novamente a torcida compareceu e empurrou o grupo na vitória sobre o Corinthians, novamente por 2 a 1. Até a reação no Brasileiro do ano passado, a presença dos torcedores só aparecia em jogos eliminatórios. Mas na partida contra o Palmeiras, em que a equipe ensaiou uma reação no campeonato e chegou a sonhar com o G4, o binômio torcida-time foi criado novamente.
Com média de público de 13 mil pessoas, tanto em 2008 como no presente ano, os jogadores parecem ter razão. A única vez em que estádio esteve completamente tomado, foi no empate de 2 a 2 contra o Avaí. Na ocasião, feriado de 12 de outubro, os dirigentes alvinegros acreditavam que a média de 13 mil da equipe do campeonato, seria mantida. O público triplicou e a procura por ingresso foi tanta, que portões tiveram de ser abertos.
A equipe saiu perdendo por 2 a 0 na primeira etapa. Apoiada pela torcida, conseguiu empatar. Foi a única vez que o estádio esteve lotado. Baseado nesse jogo, a promoção no ingresso espera tirar os alvinegros de casa e evitar o rebaixamento, domingo, contra o Palmeiras.