ASSINE
search button

Libertadores 2010: sorteio define grupos

Compartilhar

Jornal do Brasil

DA REDAÇÃO - Uma semana antes do sorteio dos grupos para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, o torcedor brasileiro teve um pequeno aperitivo nesta sexta-feira. Em Luque, cidade vizinha a Assunção, capital do Paraguai, a Conmebol realizou na sua sede o sorteio dos grupos da Taça Libertadores da América do ano que vem. Único time brasileiro já classificado, o Corinthians caiu na mesma chave que o Cerro Porteño, recentemente eliminado pelo Fluminense nas semifinais da Copa Sul-Americana.

Os outros quatro brasileiros que participarão da competição só serão conhecidos nos próximos dias, quando acontecem as duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. O quarto colocado entrará na fase de repescagem, enfrentando o terceiro colocado da Bolívia.

O regulamento mudou em relação aos últimos anos. O mexicanos do San Luis de Potosí e Chivas Guadalajara, que saíram da Libertadores 2009 por causa da epidemia de gripe suína, vão entrar na competição direto nas oitavas de final. Com isso, em vez de 16 classificados na fase de grupos como era anteriormente, a Libertadores premiará apenas os seis melhores segundos colocados dos oito grupos, classificando 14 equipes.

As datas dos jogos da primeira fase da Libertadores ainda não foram divulgados. Na estréia, o time que está em primeiro lugar na tabela acima enfrenta o quarto lugar. O segundo enfrenta o terceiro. A competição vai começar em janeiro e terá até as quartas-de-final disputadas antes da Copa do Mundo. As semifinais e a final serão disputadas em julho e agosto, após a Copa do Mundo.

País do atual campeão, a Argentina terá o maior número de representantes: seis. Em seguida, Brasil e México terão cada um cinco. Dos 38 times que serão distribuídos, 22 já têm seus nomes conhecidos. São eles: Estudiantes (ARG), Vélez Sarsfield (ARG), Colón de Santa Fé (ARG), Bolívar (BOL), Blooming (BOL), Corinthians (BRA), Universidad de Chile (CHI), Universidad Católica (CHI), Once Caldas (COL), Deportivo Cuenca (EQU), Deportivo Quito (EQU), Cerro Porteño (PAR), Universitário (PER), Nacional (URU), Cerro (URU), Racing de Montevideo (URU), Caracas FC (VEN), Deportivo Italia (VEN), Deportivo Táchira (VEN), Monarcas Morelia (MEX), Chivas Guadalajara (MEX), San Luis FC (MEX).