Julio Calmon, Jornal do Brasil
RIO - Na quinta posição e a três pontos do líder Palmeiras, o Flamengo tem uma rodada de ouro para pontuar e ver pelo menos um de seus concorrentes tropeçar. Enquanto a equipe vai até Barueri, na Grande São Paulo, para enfrentar o time da casa quarta-feira, às 21h45, o quarto colocado São Paulo recebe o Internacional, que está na terceira posição. Ambos têm um ponto a mais que o Flamengo no campeonato. Ou seja, basta o rubro-negro vencer para entrar no G4.
Ganhamos três jogos seguidos e ainda não entramos no G4. Vamos manter o pé no chão explicou o técnico Andrade, que acumula 10 de invencibilidade.
Além de São Paulo e Internacional, outros dois jogos interessam o Flamengo ambos na quinta-feira. O líder Palmeiras, que não vence há quatro jogos, recebe no Parque Antártica o time do Goiás, que ainda sonha com a classificação para a Taça Libertadores. Já o Atlético-MG, vice-líder, vai até o Maracanã enfrentar o desesperado Fluminense.
Se Flamengo conta com o jogo entre São Paulo e Inter para subir na tabela, outros confrontos diretos podem ajudar também. O Palmeiras enfrentará o Atlético-MG na penúltima rodada, em casa. Por sua vez, o Galo ainda recebe o próprio Flamengo e o Internacional.
Ao menos retrospecto em confrontos diretos está do lado do Flamengo, que só perdeu para o Palmeiras no primeiro turno, mas devolveu a derrota ao vencer o time paulista há duas rodadas. Contra o Inter e São Paulo, empates jogando fora de casa e vitória no Maracanã. Contra o Atlético-MG, no primeiro turno, vitória em casa.
Petkovic na fisioterapia
Petkovic, que sentiu dores na coxa direita, realizou tratamento na sala de fisioterapia e não precisou fazer a ressonância magnética segunda-feira. Por ter recebido o terceiro cartão amarelo, está fora do jogo de quarta-feira. A notícia boa fica por conta do retorno de Álvaro. Ele formará a zaga titular ao lado de Ronaldo Angelim, que retorna de suspensão. Willians também volta ao time contra o Barueri. A diretoria do Flamengo divulgou segunda-feira que os jogadores ficarão na concentração até o jogo de sábado, contra o Santos, no Maracanã.
São Judas Tadeu: não se brinca com santo
Além de ser dia do flamenguista, criado em 2007 por Cesar Maia para fazer média com a enorme massa rubro-negra de eleitores, quarta-feira é dia de São Judas Tadeu, o santo das causas impossíveis. Padroeiro do Flamengo, a divindade parece não ter abandonado o clube nos últimos anos. Após ter brigado contra o rebaixamento em 2001, 2004 e 2005, o clube conseguiu se livrar bem no fim em todas as ocasiões. Parecia milagre.
Em 2007, o time rubro-negro conseguiu o que todos achavam impossível: arrancar das últimas posições da tabela para terminar o Brasileiro na terceira colocação. Neste ano, o Flamengo consegue uma reação novamente improvável. São 10 jogos sem perder e o topo da tabela bem de perto.
Por essas e outras, é tradição no clube receber a bênção do santo no seu dia. Como o time jogará quarta-feira contra o Barueri, a diretoria tentou antecipar a ida à paróquia de São Judas Tadeu, no Cosme Velho, para segunda-feira. Porém, como o vice-presidente de futebol Marcos Braz havia dispensado os jogadores até o treino da tarde, não havia como reunir todos. Assim, atletas e comissão técnica receberão as bençãos de São Judas Tadeu terça-feira à tarde, no campo da Gávea, antes do treino.
Não é bom presságio. No ano passado, o time também não foi à paróquia e recebeu a bênção na Gávea, pois jogaria no mesmo dia contra o Vitória, na Bahia. O resultado foi que o time empatou o jogo e viu mais tarde escorrer pelas mãos a chance de conquistar o título e a vaga na Libertadores, terminando o campeonato na quinta posição. Os supersticiosos e religiosos alertam: com santo não se brinca.