Dunga afirma que o Brasil "pode melhorar"

Agência AFP

JOHANESBURGO, ÁFRICA DO SUL - Muito feliz com a conquista da Copa das Confederações neste domingo, Dunga, técnico da Seleção Brasileira, já se projetou para a Copa do Mundo de 2010 e disse que sua equipe "pode melhorar".

Pergunta: Quais foram os problemas que o Brasil teve com os Estados Unidos no primeiro tempo?

Resposta: "É um time muito competitivo, tático, disciplinado, físico, complicado de enfrentar. Eles têm que ser parabenizados, mas também contaram com a sorte no primeiro gol. No segundo, emplacaram uma jogada de contra-ataque graças a seus jogadores muito velozes. Cometemos erros de posicionamento, mas conseguimos corrigir isso no segundo tempo".

P: O que você falou para os jogadores no intervalo?

R: "Todos os jogadores estavam concentrados, a equipe estava segura de si mesma. Disse a eles que tínhamos que marcar e impor nosso jogo, pelas alas, construindo as jogadas com paciência no meio-de-campo. Sinceramente, acreditávamos que conseguiríamos virar o jogo. No primeiro tempo estivemos mal posicionados, corrigimos isso, pressionamos mais os Estados Unidos e fizemos um gol muito rápido no início do segundo tempo. Fiz duas mudanças importantes lançando Daniel Alves e Elano, que é muito bom taticamente, e jogamos com três jogadores na frente, Kaká, Robinho e Luís Fabiano. Aproveitamos as situações nas alas e marcamos. Luís Fabiano faz gols (dois na final e cinco no torneio), e alguns dizem que eu deveria colocar outro atacante. Ele faz gols, o que mais se pode pedir a um atacante? Estou muito feliz com ele".

P: Vocês serão, mais uma vez, favoritos para o Mundial?

R: "Temos uma equipe muito séria, jogadores de qualidade, muito profissionais e com forte vínculo com a Seleção. Na África do Sul, durante 20 dias sem férias, sem família, deram tudo a cada dia. Conseguimos ganhar este torneio, mas ainda podemos melhorar".