Poupar ou não poupar na Copa do Brasil?

Felippe Galvão, JB Online

RIO DE JANEIRO - Times que estarão nas decisões dos campeonatos estaduais devem poupar jogadores ou entrar com força máxima nos jogos do meio de semana pela Copa do Brasil?

Corinthians e Atlético Paranaense se enfrentam na Arena da Baixada, nesta quarta feira, e Mano Menezes já mostrou indecisão sobre a escalação de sua equipe. Os dois times decidem no final de semana o título de seus respectivos estados. Outros clubes passam por essa mesma situação, como Flamengo, Atlético Mineiro, entre outros.

A dúvida deve atormentar a cabeça dos treinadores, pois o título da Copa do Brasil leva o time à Taça Libertadores da América de 2010 e a final do estadual vale mais um título que pode trazer tranquilidade à equipe no ano. A situação é bastante complexa e merece uma análise bastante detalhada.

Em uma análise rápida, Corinthians e Atlético Mineiro deveriam entrar com força máxima na Copa do Brasil e pouparem alguns jogadores nas finais, mas se isso acontece a torcida protesta e os treinadores ficam em situação complicada. O Atlético Mineiro perdeu de 5 a 0 para o Cruzeiro, no primeiro jogo da final, e tem chances remotas de título, já o Corinthians venceu o Santos, na Vila Belmiro, por 3 a 1, na decisão paulista. Tanto Minas Gerais, quanto São Paulo tem os títulos bem encaminhados e por isso entrar com time completo na Copa do Brasil não seria nenhum absurdo.

Já para Flamengo e Atlético Paranaense a situação é bem mais complicada, pois ambos precisam vencer no fim de semana para se tornarem campeões estaduais.

A verdade é que os treinadores precisam de muita cautela para tomar uma decisão tão difícil como esta.