Com a participação de 17 pessoas, Comitê Rio 2016 apresenta projeto

Jornal do Brasil

RIO - Antes propagandeado aos quatro ventos, o apoio dos três níveis de governo ganhou ainda mais força na semana decisiva para a candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Em meio à crise financeira que assola o mundo, o suporte governamental é alardeado à comissão de avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI), que está na cidade para inspecionar a candidatura carioca.

Autoridades e responsáveis pela candidatura do Rio garantiram que o comitê organizador da postulante brasileira é o que tem o maior apoio oficial entre todas as concorrentes Chicago, Madri e Tóquio.

Tanto o governo da cidade, como o do estado e o federal estão unidos no desafio de realizar as mudanças que o Rio precisa para trazer os Jogos disse o prefeito Eduardo Paes, nesta terça-feira, em almoço com jornalistas, autoridades e responsáveis do Comitê Organizador Rio-2016. O próprio presidente Lula me disse, recentemente, que está completamente envolvido no projeto e que o recebe com absoluto entusiasmo, oferecendo apoio total.

Nesta quarta e quinta-feiras, no Copacabana Palace, quando o comitê do Rio começa a fazer as apresentações técnicas para os 13 integrantes da comissão de avaliação do COI, seguidas de sessão de perguntas e respostas sobre cada um dos 17 temas apresentados no dossiê de candidatura, autoridades estarão presentes para reforçar esse apoio.

Só na apresentação desta quarta, o presidente do comitê do Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, e mais 16 pessoas irão discursar nas apresentações técnicas. Um time de integrantes dos três níveis de governo estará presente. Entre eles, o prefeito Eduardo Paes; o governador Sérgio Cabral; mais três ministros de Lula, incluindo o do Esporte, Orlando Silva; dois secretários do Estado e mais dois do município.

Além das autoridades, João Havelange, membro do COI e presidente de honra da Fifa; o atleta paraolímpico Daniel Dias; a medalhista de bronze em Pequim Isabel Swan; a medalhista olímpica Adriana Behar e o ex-atleta Agberto Guimarães também farão parte dos encontros.

O Rio está preparado. As últimas semanas foram dedicadas a ensaios e reuniões para acertar cada detalhe. O Rio-2016 tem propostas que acrescentam muito ao movimento olímpico e é isso que mostraremos nessas reuniões explicou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio-2016.

Camisas brancas em jantar

Além de impressionar a comitiva com as apresentações, a cidade em si e o apoio oficial, o Comitê Rio-2016 quer mostrar o apoio dos cariocas utilizando os voluntários que trabalharam nos Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007. Na segunda-feira, o comitê enviou um e-mail para os voluntários convocando-os para surpreender a comitiva com uma saudação calorosa, como somente nós brasileiros sabemos fazer, com centenas de pessoas (vestidas de camisa branca) na descida do bondinho . O ato será para receber a comissão na noite de quinta, quando será realizado um jantar oficial para os integrantes do COI no Pão de Açúcar.