ASSINE
search button

Teto em forma de onda do centro aquático de Londres-2012 toma forma

Compartilhar

REUTERS

LONDRES, INGLATERRA - Uma das construções arquitetonicamente mais complexas dos Jogos Olímpicos de Londres-2012 -- o teto em forma de onda do centro aquático - começou a ser colocado no lugar.

Projetado pelo arquiteto iraquiano Zaha Hadid, o centro aquático será o portão de entrada do Parque Olímpico, em Stratford, na zona leste da capital britânica.

Originalmente orçado em 73 milhões de libras (105 milhões de dólares), o local deve ter custo final de 251 milhões de libras, apesar de o teto ter sido reduzido e redesenhado devido ao alto custo.

Uma ponte ligando o teto ao parque olímpico principal vai custar mais 61 milhões de libras.

O teto é um ícone e será uma das imagens duradouras dos Jogos de Londres-2012 disse Sebastian Coe, chefe do comitê organizador dos Jogos.

O teto de 160 metros de comprimento, sem colunas, é feito de aço, coberto por alumínio, e será sustentado por duas bases de concreto, uma no início e outro no final.

O parque aquático, com capacidade para 17.500 espectadores, vai receber as provas de natação, saltos ornamentais e pólo aquático durante os Jogos, mas será reduzido para 2.500 pessoas após o evento.