Portal Terra
KASHIMA - O Kashima Antlers garantiu, neste sábado, a conquista do bicampeonato japonês. Jogando fora de casa, o time do técnico brasileiro Oswaldo de Oliveira derrotou o lanterna Consadole Sapporo por 1 a 0 (gol de Takuya Nozawa), e encerrou a última rodada da J-League com 63 pontos - três a mais que o Kawasaki Frontale, o vice-campeão.
Com o título, Oswaldo de Oliveira se tornou o primeiro treinador a conquistar dois títulos consecutivos desde que o Campeonato Japonês adotou a disputa em sistema de pontos corridos, em 2005. Emocionado, o ex-técnico de Corinthians, São Paulo e Fluminense dedicou a conquista do torneio aos jogadores do clube.
- Deus quis que eu tivesse uma das maiores emoções da minha vida aqui no Japão. Não foi fácil conquistar esse título. Perdemos jogadores importantes nessa temporada e, mesmo assim, o grupo reagiu bem, disse Oswaldo, que ajudou o Kashima a encerrar um tabu de seis anos sem conquistas ao faturar a J-League e a Copa do Imperador em 2007, no seu primeiro ano na função.
- Ano passado o título foi mais dramático, porque começamos o campeonato mal, chegamos a estar em 15º e conseguimos uma reação fantástica. Já neste ano, seis equipes lutaram até o final com chances reais de conquista, mas conseguimos nos manter na parte de cima da tabela o tempo todo, completou.
O gol da vitória do Kashima foi marcado aos 35min do primeiro tempo, em um belo chute de Nozawa de fora da área. O time precisava apenas do empate contra o já rebaixado Consadole Sapporo, mas o autor do gol da vitória não deixou de comemorar sua intervenção decisiva na última rodada da competição nipônica, ressaltando também a união do grupo.
- Nosso time freqüentemente vence quando marcamos primeiro no jogo, então tentamos marcar o mais rápido possível. Isso resultou nesta vitória", explicou o meia. - Na última temporada, também vencemos o título com vitória no ultimo jogo (3 a 0 no Shimizu S-Pulse), mas eu me sinto diferente com a vitória de hoje. Tivemos tempos difíceis e todos fizeram o melhor para que passássemos fortes por esta fase e vencêssemos o título, completou.
Além de Oswaldo de Oliveira, o Kashima Antles ainda conta com outros três brasileiros em seu elenco: o atacante Marquinhos (ex-Guarani) e os meias Marcinho (ex-Cruzeiro) e Danilo (ex-São Paulo). Na comissão técnica, estão presentes o preparador físico Ricardo Pinto, o preparador de goleiros Luis Alberto (ambos trazidos do Fluminense) e o fisioterapeuta Alex Evangelista, ex-Vasco.
Com 58 anos completados na véspera, Oswaldo tirou o sábado para comemorar, mas também para conversar sobre a prorrogação de seu contrato com o clube.
- Agora só penso em comemorar e descansar desta temporada tão desgastante. Depois vou me reunir novamente com a diretoria para tratar da renovação de contrato. Estou muito feliz no Japão, com o trabalho que fizemos desde minha chegada no ano passado e a tendência é que eu permaneça no Kashima, afirmou.