Emerson Rocha, JB Online
RIO - As torcidas de Vasco e Fluminense ainda sofrem com o pesadelo de jogar a Série B do Campeonato Brasileiro, em 2009. Entretanto há um município do Rio que está muito empolgado em poder participar desta competição no ano que vem. O Duque de Caxias conquistou o acesso à segunda divisão nacional, neste domingo, mesmo com a derrota para o Confiança, por 3 a 2, em Aracaju. A histórica vaga veio apenas após a confirmação das derrotas do Águia-PA para o Guarani (2 a 1) e do Brasil-RS para o Rio Branco-AC (4 a 1), pelo octogonal final da Série C. Mesmo com o time há quilômetros de distância, a comemoração dos torcedores varou a madrugada e contagiou toda a cidade, que fica na Baixada Fluminense.
Ainda no campo, os jogadores do Caxias ficaram sabendo do acesso e começaram a chorar e festejar a conquista. Todos consideraram o acesso como mérito da equipe e pela boa campanha no decorrer da competição. O técnico Marcelo Buarque, que está suspenso por um ano pelo STJD em razão do cai-cai na segunda rodada da fase final contra o Rio Branco, não deu importância ao resultado da partida, mas valorizou a conquista.
- Não tem derrota. O importante é que estamos na Série B. Chegamos com a condição de poder perder para conquistar o acesso e foi isso que aconteceu, méritos nossos - afirmou o treinador.
Na véspera da partida decisiva, Buarque já destacava a força da campanha do Caxias e destacou o momento onde acreditou que a vaga viria para a Baixada Fluminense.
- Entramos nesse campeonato com o único objetivo de nos mantermos na Série C para 2009. Quando passamos para o octogonal final com a vitória sobre o Atlético Goianiense, os jogadores começaram a acreditar no acesso. Estão todos de parabéns aqui no clube por esta conquista.
História meteórica
O Duque de Caxias Futebol Clube foi fundado no dia oito de março de 2005, pelo prefeito da cidade Washington Reis, que extinguiu o Tamoio Futebol Clube colocando o nome do município no clube para dar mais visibilidade. Também conhecido como "Gigante Tricolor da Baixada", a equipe tem como cores oficiais laranja, azul e branco.
Em seus poucos anos de vida, o clube teve uma ascensão meteórica. Já em 2005, o Duque conquistou o título da seletiva de acesso a segunda divisão do Rio. Dois anos depois, o objetivo foi alcançado com a quinta vaga para disputar o campeonato estadual da 1ª divisão, em 2008.
Na elite do futebol principal do Rio, o Caxias só tinha a pretensão de permanecer entre os melhores times. Com uma campanha irregular, o clube conseguiu ficar na 12ª colocação no estadual, se garantir na competição para 2009 e uma vaga na Série C do Campeonato Brasileiro.
A campanha na Série C
O Tricolor da Baixada começou a competição no grupo 11, que era considerado um dos mais complicados, junto com América-MG, Paulista-SP e Serra-ES. A equipe ficou em segundo e se classificou para a próxima fase.
Entre os 32 melhores, o Duque ficou no grupo 22 com Guaratinguetá, América-MG e Boavista-RJ. Novamente a vaga foi suada ficando na segunda posição da chave, com 12 pontos.
A partir desta classificação, todos no clube focaram a competição e uma possível ida para octogonal final. O grupo 27 foi muito disputado. Três clubes terminaram com a mesma pontuação (10 pontos). O Caxias ficou com a primeira colocação em razão do saldo de gols e o Atlético-GO com a segunda vaga. Guaratinguetá e Mixto-MT ficaram para trás.
Na fase final, o clube não pode mandar os jogos no seu estádio, e teve que atuar no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Com boas atuações e vitórias importantes, a equipe ficou com na quarta posição e sonhada vaga foi comemorada por todos no clube.
Rio de volta a Segunda
Com a conquista do acesso, o Duque de Caxias volta a colocar um clube do Rio na segunda divisão nacional vindo da Série C. O último a conseguir tal façanha foi o Volta Redonda, em 1996.