ASSINE
search button

No dia de Zumbi, Jonílson lembra história entre o Vasco e os negros

Compartilhar

Márcia Vieira, JB Online

RIO DE JANEIRO - O caminho do Vasco e dos negros brasileiros estão profundamente entrelaçados na história do futebol do país. O clube carioca foi o primeiro a aceitar jogadores da raça negra nos campos de futebol. Por isso o feriado desta quinta-feira no Rio de Janeiro, em homenagem a Zumbi, é motivo de orgulho para Jonílson, um dos atletas negros do elenco atual.

Acho bacana ter um dia para homenagear a gente, pois os negros foram muito importantes na história do Brasil. E fico muito feliz por estar no Vasco, que abriu as portas para os negros no futebol brasileiro comentou o volante.

Jonílson mostra o orgulho pela raça e só lamenta ainda haver discriminação por parte de algumas pessoas.

Tenho orgulho por ser negro, apesar de algumas pessoas negras ainda sofrerem preconceito. Teve o problema com o Dudu Nobre e a Bombom (na última segunda-feira, ambos prestaram queixa na Polícia Federal por terem sido vítimas de preconceito de um funcionário da American Airlines durante um vôo para Nova York) que me deixa bem chateado revela.

O jogador afirma que esse tipo de caso nuca aconteceu com ele no Brasil nem no exterior, quando atuou pelo Vegalta Sendai, do Japão.

Na cidade onde morei no Japão (Sendai) somente eu e minha família éramos negros e não tive nenhum problema, não sofri nenhum preconceito. As pessoas negras tem que se dar ao respeito porque assim serão respeitadas.