JB Online
RIO DE JANEIRO - Principal competição entre clubes do Brasil, a Superliga Feminina de vôlei, recheada de campeãs olímpicas -nove das 12 medalistas em Pequim estarão em quadra- começa hoje com o jogo de abertura entre Rexona-Ades (RJ) e Cativa/Pomerode (SC), às 19h, no ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro.
Atual tricampeão da competição (tem cinco títulos no total), o Rexona-Ades contratou reforços de peso como a meio-de-rede Carol Gataz, a oposto Joycinha(ex-Pinheiros) e a ponteira Érika(ex-Brasil Telecom), todas com passagem pela seleção brasileira. O time carioca, comandado por Bernardinho, também conta com as campeãs olímpicas Fabi e Fabiana. Por outro lado perdeu a meio-de-rede Thaisa e a ponteira Sassá para o Finasa/Osasco, além da oposto Renatinha, transferida para o Japão. Já a equipe catarinense estréia na Superliga, após o vice-campeonato da Liga Nacional 2008.
Outros cinco jogos movimentarão a primeira rodada do primeiro turno da fase classificatória: Mackenzie/Cia. do Terno(MG) x Vôlei Futuro(SP) e Finasa/Osasco(SP) x Praia Clube/Futel(MG), ambos às 19h30; Minas Tênis Clube(MG) x Pinheiros/Mackenzie(SP) e São Caetano/Blausiegel(SP) x Brasil Telecom(SC), às 20h; e Sport/Maurício de Nassau(PE) x Medley/Banespa (SP), às 21h.