ASSINE
search button

Maracanãzinho é aprovado pela Federação Internacional de Vôlei

Compartilhar

JB Online

RIO - A Federação Internacional de Vôlei considerou o ginásio do Maracanãzinho apto a receber competições olímpicas. A notícia foi recebida pelo governador Sérgio Cabral e pela secretária de Turismo, Esporte, e Lazer, Márcia Lins, como uma importante vitória para o Governo do Estado.

Legado dos Jogos Pan-Americanos de 2007, o ginásio do Maracanãzinho é, de acordo com a secretária de Turismo, a arena esportiva mais qualificada da América Latina atualmente. Reformado para atender às necessidades dos jogos, o espaço já reúne todos os requisitos para receber atletas olímpicos.

- É um orgulho para nós sabermos que o Maracanãzinho foi aprovado pela Federação Internacional de Vôlei como sendo um espaço apropriado para as Olimpíadas de 2016. Não precisamos fazer nada no ginásio, e isto é um sucesso. É uma grande vitória para a gente. A reforma atendeu aos Jogos Pan-Americanos e foi mais além, já atende aos requisitos exigidos para Jogos Olímpicos - comemorou.

Segundo Márcia Lins, a Federação Internacional de Vôlei ficou encantada com a qualidade do equipamento esportivo.

- Eles consideraram o espaço bastante qualificado. O ginásio do Maracanãzinho possui sistema de ar-condicionado, iluminação apropriada, placares eletrônicos, cúpula com venezianas que permitem entrada de luz, entre outras tecnologias - acrescentou.

Cidade candidata, o Rio disputa a vaga para sediar as Olimpíadas com Chicago (EUA), Madri (Espanha) e Tóquio (Japão). A secretária de Turismo explica que o comitê de candidatura do Rio, que inclui membros do Governo do Estado, do município e do poder federal, prepara um detalhamento da candidatura para ser entregue ao COI em fevereiro de 2009.

- Vamos detalhar como vamos sediar as Olimpíadas no dossiê que entregaremos. Esta é uma fase de muito trabalho. A escolha da cidade-sede vai ocorrer em outubro do ano que vem - informou.

O Ginásio Gilberto Cardoso, mais conhecido como Maracanãzinho, é um moderno centro poliesportivo localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, próximo ao Estádio do Maracanã, com capacidade para 12.600 espectadores.

Sua construção começou em abril de 1954, sendo inaugurado cinco meses depois, por ocasião do 2º Campeonato Mundial de Basquete Masculino. Embora tenha perdido a final para os Estados Unidos na ocasião, o Brasil conquistou, no mesmo cenário, em 1963, seu segundo título mundial de basquete masculino, derrotando a Iugoslávia na partida decisiva.

O poliesportivo foi renovado para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro 2007, quando foi sede dos torneios de voleibol feminino e masculino.